- Publicidade -

Comboio Coletivo Artístico traz programação gratuita no Parque das Ruínas

Publicado em:

Mostra reúne trabalhos de diferentes linguagens.

Celebração pelos 10 anos do Comboio Coletivo Artístico apresenta programação gratuita com apresentações do espetáculo autoral “Aquário” além de exposição, performances, oficina e roda de conversa, entre 02 e 31 de Julho, no Parque das Ruínas.

Comboio Coletivo Artístico
Foto: Bertuzzo Fotografias

A “Mostra Comboio – 10 anos de pesquisa artística” reúne trabalhos de diferentes linguagens do Comboio Coletivo Artístico. Desde sua origem, quando os integrantes se formaram na Escola de Teatro Martins Pena, a companhia investiga o corpo do ator como cerne da criação teatral, a partir de um processo colaborativo que tem como premissa a horizontalidade nas relações entre os artistas. A programação do evento multiartístico conta com a exposição “Deságua”, a oficina “Corpo-Autor”, uma roda de conversa com os artistas e a curadora da exposição e o espetáculo autoral “Aquário”.

Aliás, a peça, cuja última montagem aconteceu em 2015, é fruto de uma pesquisa continuada, iniciada em 2011, com ênfase na criação de uma dramaturgia textual-corporal. Revisitada e atualizada pelo coletivo durante a pandemia, a narrativa mostra uma inundação provocada por um homem negro e gay imerso em memórias. Na imagem de um peixe de estimação, o personagem enxerga a necessidade de se libertar do aquário em que vive.

“Assim que nos formamos, decidimos construir juntos uma dramaturgia que estava muito atrelada ao corpo e às ações físicas, sem, entretanto, abrir mão da palavra e da estrutura narrativa clássica. Aos poucos, foi se desenhando a história de uma família que se prepara para a festa de aniversário de Seu Filho, em cenas que se espaçam ao longo dos anos. Desde então, fomos compreendendo as escolhas que fizemos e jogando luz sobre as fronteiras borradas entre nós e nossos personagens, numa espécie de auto-arqueologia em que descobrimos a nós mesmos em nossa dimensão pessoal, poética e política”, sintetiza Julia Shimura, diretora do espetáculo ao lado de Leonardo Samarino.

Destacando o corpo como criador de dramaturgia, a partir de um trabalho que exige um rigor técnico de cada ator, o Comboio constrói uma linguagem híbrida por meio de experimentos em teatro, dança, artes visuais e música.

“É um processo de contínua descoberta. Somos artistas que têm sua trajetória também para além do coletivo, em esferas distintas e complementares. Somos diversos, isso nos enriquece e alimenta o grupo. Desde que nos juntamos, a busca é por uma linguagem que expresse artisticamente como o mundo reverbera em nós”, relembra Nívea Santana, atriz e preparadora corporal.

Assim, “Aquário” recebeu interferência de várias esferas. “Estudamos Laban, Robert McKee, Pina Bausch, Samuel Beckett, Luis Antônio Simas e Jodorovski. É numa encruzilhada entre teatro, dança e performance/rito que nos encontramos. Mais do que uma dramaturgia, descobrimos, nesse longo processo de pesquisa, as nossas poéticas, investigações e metodologias, fazendo com que o espetáculo seja, além do ponto de partida do coletivo, o lugar para o qual ele sempre retorna para construir novos projetos”, reitera Julia, também atriz do espetáculo.

Nesta grande celebração, o público pode esperar uma programação crítica e criativa. “É uma alegria muito grande podermos compartilhar tudo o que desenvolvemos ao longo desses anos. O nosso maior desejo com esse evento é a troca. É contagiar e sermos contagiados com a presença de cada pessoa, que traz consigo suas histórias, memórias, desejos…”, finaliza Anderson Barreto, ator e dramaturgo da peça.

 

SERVIÇO
Peças em cartaz: “A viagem do Capitão Fracassa” (2011) e “Aquário” (2013 – em work in progress)
OFICINA “CORPO-AUTOR”
QUANDO: 30 e 31 de julho
HORÁRIOS: Sábado e Domingo – 16h às 19h
INSCRIÇÕES: comboiodecorda@gmail.com (minicurrículo + carta de intenção)
O objetivo é investigar caminhos físicos e expressivos para a composição de um corpo cênico criador de dramaturgia. Destinada a estudantes, pesquisadores, atores e pessoas interessadas em teatro e performance.
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos
RODA DE CONVERSA
QUANDO: 31 de julho às 14h
MEDIADORES: Renata Sampaio e Comboio Coletivo Artístico
ONDE: Galeria Túnel – Parque das Ruínas

O Parque das Ruínas fica na Rua Murtinho Nobre, 169, em Santa Teresa.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -