- Publicidade -

Orquestra Petrobras Sinfônica retorna ao Theatro Municipal

Publicado em:

A Orquestra Petrobras Sinfônica retorna ao Theatro Municipal  interpretando as obras “Concerto para violino, em Ré maior” e “Nona Sinfonia”, ambas de Ludwig van Beethoven, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky. Aliás, o maestro Isaac Karabtchevsky define esse concerto como o Concerto da retomada.

O concerto contará com a participação especial do solista alemão Linus Roth, ao violino, na primeira obra, e dos cantores Ludmilla Bauerfeldt (soprano), Carolina Faria (contralto), Paulo Mandarino (tenor) e Sávio Sperandio (barítono), além do Coro Sacra Vox Sinfônico, dirigido pela professora Valéria Matos, da UFRJ, na emblemática “Nona Sinfonia”, uma das mais populares obras de todo o repertório sinfônico-coral.

Segundo Karabtchevsky, executar este belíssimo programa no Theatro Municipal traz um sentimento especial. “Será uma alegria interpretar as canções de Beethoven, especialmente a Nona Sinfonia, uma das obras máximas do repertório cultural contemporâneo com um contingente propício”, afirma entusiasmado o maestro.

Composta por Beethoven em 1824, poucos anos antes de sua morte e baseada no texto de Schiller, a “Nona Sinfonia” – declarada patrimônio mundial pela Unesco – tem uma importância singular para a arte. Karabtchevsky atesta que, ao reger tal obra, todo maestro precisa ter a justa dimensão da influência e inovação que esta sinfonia trouxe.

“O elemento primordial reside no fato de que, pela primeira vez, Beethoven emprega a grandeza e a expressividade do coro na massa orquestral no quarto movimento”, explica. “Será a homenagem da Orquestra Petrobras Sinfônica ao maior gênio sinfônico de todos os tempos. E nada melhor do que a ‘Nona’ para exprimir a gratidão de estarmos vivos e por podermos transmitir, com nossos corações, a grande música”, completa.

O concerto ganhará um toque especial com a participação do ilustre convidado, o violinista Linus Roth. Diretor artístico dos festivais internacionais “Ibiza Conciertos” e “Swabian Spring” e professor da Universidade de Augsburgo, na Alemanha, o solista alemão estará ao lado da Orquestra Petrobras Sinfônica para a interpretação de “Concerto para violino, em Ré maior”. Linus Roth comenta, “Poderemos, enfim, nos encontrar no palco, pois ensaiamos juntos dois anos atrás. Lembro-me da recepção calorosa de todos os músicos e da grande condução do maestro Karabtchevsky. Será incrível”!

Além disso, um dos destaques do concerto é a participação de 70 cantores, que se integrarão à Orquestra Petrobras Sinfônica. A maestrina do coro Sacra Vox Sinfônico, Valéria Matos, está entusiasmada com a oportunidade de apresentar uma das mais importantes páginas da literatura musical universal. “O retorno ao Municipal, especialmente por se tratar da ‘Nona’, é um entusiasmo para todos”, conclui Valéria.

Serviço:
Orquestra Petrobras Sinfônica
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro0
Data: 31 de Julho, domingo, 16h
 Ingressos pelo site

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -