- Publicidade -

Portinari nas Quebradas reúne exposição itinerante e oficinas de arte

Publicado em:

Portinari nas Quebradas reúne exposição itinerante e oficinas de arte leva obras e influências de Portinari a comunidades, favelas e bairros distantes do Rio de Janeiro.

Portinari nas QuebradasReconhecido recentemente como bairro imperial, por ter abrigado a casa de veraneio da coroa portuguesa, Santa Cruz será a primeira locação da exposição itinerante “Portinari Arte e Meio Ambiente”, que levará réplicas em altíssima resolução de 22 obras do pintor, com temas relacionados ao meio ambiente e à natureza brasileira, às crianças e jovens daquela região.

Além de aproximar o acervo de Candido Portinari às mais diversas regiões e realidades brasileiras, atendendo a comunidades, instituições públicas e privadas de ensino e espaços culturais e organizações não governamentais, as exposições itinerantes idealizadas pelo Núcleo de Arte Educação do Projeto Portinari realizam atividades com crianças e jovens, utilizando diversas técnicas e linguagens da arte como forma de ampliar o diálogo, gerar empregos locais e aproximar públicos plurais ao acervo de Portinari, de maneira reflexiva, criadora e lúdica.

O projeto Portinari nas Quebradas passará ainda pela Biblioteca Parque da Rocinha (de 14 a 27/8), Museu do Grafite, na Pavuna (de 18/08 a 10/09), Instituto Nacional de Educação de Surdos, em Laranjeiras, onde serão realizadas experiências sensoriais com as obras (de 11/09 a 24/09), Ekballo, em Madureira (de 25/09 a 8/10) e fechando o ciclo no Gomeia Galpão Criativo, em Duque de Caxias (de 9 a 22/10).

“A missão do Núcleo de Arte Educação e Inclusão Social do Projeto Portinari é levar a mensagem do artista às crianças, aos jovens e ao público em geral, por meio de suas obras e também de seu pensamento, expresso nos textos e poemas que o pintor nos legou. É nítida a identificação imediata de crianças, jovens e adultos, que se reconhecem nas representações feitas pelo artista e veem suas próprias narrativas presentes nas obras. Estes laços de pertencimento ajudam a desmistificar a arte e instigar o desejo de fazer a sua própria representação. A aproximação de crianças, jovens e adultos à arte, potencializa a ampliação de mundos, de estéticas, de pontos de vistas, de modos de perceber a realidade e de interagir com o mundo”, explica João Candido Portinari, diretor e fundador do Projeto Portinari e único filho do pintor.

Inspirada pela temática da sustentabilidade, levada ao mundo através do Rio+20, realizado no Rio de Janeiro, há 10 anos, a exposição tem como fios condutores a pintura de Candido Portinari e o meio ambiente, temas que permitem desenvolver conteúdos relativos às áreas de conhecimento trabalhadas nas escolas, com crianças e adolescentes.

A exposição será oferecida a pessoas de todas as faixas etárias e níveis de escolaridade. Também serão realizadas atividades de arte, com oficinas de pintura a guache, desenho, recorte e colagem, mosaico, arte com sucata, contação de histórias e teatro.

“Esta exposição de réplicas tem o objetivo de trazer a arte para junto das pessoas, ao mesmo tempo em que tem a preocupação de incluir um processo de conscientização dos cuidados que todos devemos ter com as questões ambientais”, diz Guilherme de Almeida, coordenador geral do Núcleo de Arte e Educação do Projeto Portinari.

Maria Consuêlo Pereira dos Santos, coordenadora da ação ressalta a importância de quebrar barreiras e gerar empregos nessas regiões: “arte educadores e monitores locais serão contratados e teremos ativistas, educadores e artistas incríveis das comunidades participando, fazendo a moeda circular no local e possibilitando um ganho extra para pessoas que têm a capacidade técnica para atender aos critérios necessários e valorizar o nome de Portinari em cada uma dessas regiões”, completa.

SERVIÇO
Portinari nas Quebradas
02/08 a 13/08 – Palacete Princesa Isabel – 09h – 17h – (fecha às terças) Palacete Princesa Isabel –R. do Matadouro, 43 – Santa Cruz, Rio de Janeiro – RJ,23.550-026
14/08 a 27/08 Biblioteca Parque da Rocinha – 8h – 20h (fecha aos domingos) Biblioteca Parque da Rocinha – Estr. da Gávea, 454 – Rocinha, Rio de Janeiro – RJ, 22451-264
28/08 a 10/09 Museu do Graffiti 08h – 18h (fecha aos domingos) – Av. Pastor Martin Luther King Júnior, No 12528 -Pavuna, Rio de Janeiro
11/09 a 24/09 Instituto Nacional de Educação de Surdos 08h – 18h (fecha aos domingos) – Rua das Laranjeiras, 232, – Laranjeiras, Rio de Janeiro
25/09 a 08/10 Ekballo 08h – 18h (fecha aos domingos) R. Domingos Lopes, 802 – Madureira – Rio de Janeiro – RJ, 21310-120
09/10 a 22/10 – Gomeia – Galpão Criativo – 10h – 18h (fecha aos domingos) R. Dr. Lauro Neiva, 32 – Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias – RJ

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -