Rio Baile Funk“Rio Baile Funk” foi inspirado no Funk carioca como uma ostentação de ritmos, rituais, territórios e identidades, essa efervescência cultural que teve início na década de 80 inspirou o fotógrafo francês Vincent Rosenblatt a mergulhar e registrar desde 2005, imagens do mundo Funk carioca e das cenas das Festas Pretas.

O livro “Rio Baile Funk”, livro de Vincent Rosenblatt, tenta dar conta dos movimentos coletivos e dos detalhes individuais: corpos funkeiros como manifestos de liberdade de expressão, com lançamento marcado na  Aliança Francesa de Botafogo. Além disso, está em cartaz até o dia 6 de agosto, na galeria da Aliança Francesa Botafogo, a exposição “Insouciance: Juventudes Transatlânticas”, do fotógrafo, onde algumas fotos também podem ser vistas.

Não se trata de um livro sobre a história do Funk, que surgiu como um movimento na década de 80, nem sobre os seus mais famosos protagonistas. Aliás, há um pequeno texto do fotógrafo no final, onde ele explica isso. Rosenblatt preferiu registrar as emoções, os movimentos e as cores que ditam o ritmo. O livro é feito de fragmentos e das centenas de noites viradas ao longo dos últimos 17 anos. O objetivo é ser mais de uma experiência de baile, através dos recortes do autor.

A impressão do livro se tornou possível através da mobilização de amigos, apoiadores e colecionadores do trabalho de Vincent oriundos de vários países, da pré-venda do livro na Internet para o público brasileiro assim que de um apoio do Serviço Cultural do Consulado da França no Rio de Janeiro.

SERVIÇO:
Lançamento “Rio Baile Funk”, de Vincent Rosenblatt
Data: 28 de julho de 2022
Horário: 18h30
Local: Aliança Francesa de Botafogo (Rua Muniz Barreto, 746 – Botafogo)
Inscreva-se!

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here