- Publicidade -

Exposição “Vassourinhas”, de Monica Carvalho, ganham instalação no Sesc Copacabana

Publicado em:

"Vassourinhas"O Sesc Copacabana recebe a partir de 5 de agosto a exposição “Vassourinhas”, de Monica Carvalho, artista plástica e artesã, que tem a natureza como suporte para sua arte. Uma coletânea de 22 anos de diferentes séries de vassouras, além de peças especialmente criadas para o projeto, dispostas e expostas dentro de um conceito de varredura, são apresentadas.

Cheias de simbolismos, as vassouras ocupam um lugar importante no imaginário social. Mas, as vassourinhas criadas por Monica extrapolam a função de varrer e ganham um novo status. Na concepção da instalação, Bia buscou, certamente, realçar o movimento das vassourinhas, motivando o público a se mover por entre elas, destacando a relação do corpo com o varrer, provocando curiosidade para um novo olhar sobre o objeto utensílio. Elas se apresentarão flutuantes, na iminência do movimento.

Na exposição, selecionada através do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2022, uma série de breves depoimentos e narrativas poderão ser ouvidos pelo visitante: Histórias do rico universo invisível das vassouras –superstições, histórias corriqueiras, ritos, simbolismos, passando por simples relatos de pessoas sobre as suas relações individuais com as vassouras até relações coletivas em diversas culturas e épocas.

“Quando eu nasci, meu irmão ganhou uma vassoura vermelha, ela habitou nosso universo infantil entre carrinhos, forte Apache, bonecas e jogos. Ela está aqui gasta e velha e continua exercendo sua função primária: varrer e proteger, conduzir e transportar. Ao longo dos 25 anos dedicados a nós, as vassouras sempre estiveram presentes, não importando o tamanho, a fibra ou trama sempre surgia mais uma para a função determinada ou para simplesmente ornar. Minha intimidade com elas é tamanha que comecei a percebê-las como representantes de seu habitat, portadoras de seu DNA, testemunhas da flora local. Elas são tão simples e tão necessárias, embaixadoras da limpeza, das crendices, do poder de espantar e afastar, mas também da capacidade de limpar e trazer”, explica Monica.

A exposição vai contar ainda com performances da artista K Sea Ya, uma por vídeo, que ficará em projeção durante todo o período da mostra, e outra presencial, que será apresentada no dia da abertura. A performance em vídeo nomeada “Oráculo de Sal” tem 4 minutos e ficará projetada, em looping, na entrada da exposição. Já a presencial, intitulada “Marés de Passagem”, é criada ao vivo a partir de uma partitura que inclui ação-espaço-tempo-intenção e convida à experiência das forças que moldam o futuro e revelam um tempo de imprevisibilidade e mudanças na percepção de quem somos e como nos movemos no mundo. Sal e Vassoura, dois elementos comuns do nosso cotidiano, se transformam em meta-agentes de fluxo e transformação.

“Vassourinhas” fica em cartaz até o dia 4 de setembro e será finalizada com uma oficina ministrada por Monica, onde, os participantes irão confeccionar sua própria vassourinha, experienciando a relação objeto-afeto diferente da relação objeto-arte e objeto- utensílio. As vagas são limitadas e a inscrição será feita no local da mostra.

Serviço:
De 5 de agosto a 4 de setembro
Local: Galeria do Sesc Copacabana (R. Domingos Ferreira, 160 – Copacabana)
Horário: 10h às 19h
Entrada Gratuita
Classificação Livre
Instagram: @monicacarvalhoklausschneider

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -