- Publicidade -

Semana da Música da Independência no Teatro Municipal de São Gonçalo

Publicado em:

Foto: Mariana Pujol

A Semana da Música da Independência no Teatro Municipal de São Gonçalo, em comemoração ao bicentenário da nossa independência., acontece no dia 25 de outubro.

As atrações são: A Orquestra Municipal de São Gonçalo, Zeh Netto, o coral de cegos da CADEVISG e um quarteto formado por percussionistas de escolas de samba da região. O número principal vai unir os artistas convidados no mesmo palco para cantar um imaginário de independência repleto de diversidade.

São 200 anos de Independência, mas existem várias formas de proclamá-la. Por isso, a Semana da Música da Independência busca evidenciar a amplitude cultural brasileira através da apresentação de tradições musicais e étnicas presentes no território de São Gonçalo. Em um show marcado pela diversidade e criatividade, cada grupo convidado fará uma apresentação individual. O encerramento será a cereja do bolo, com todos no palco, em uma performance do Hino da Independência do Brasil, rearranjado por Zeh Netto.

São Gonçalo é um expressivo polo industrial no Rio de Janeiro. O censo do IBGE mostra que em 2021 superou a marca de 1 milhão de habitantes, o segundo município mais populoso do estado. Com a paralisação das obras da Comperj e as complicações econômicas promovidas pela pandemia, a Cultura tem sido um incentivo não só como expressão social e artística, mas também como alternativa profissional para a região. Por isso, a Semana da Música da Independência, através do edital Retomada Cultural RJ 2 criado pela SececRJ (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro), promove o espetáculo conduzido por Zeh Netto com o objetivo de criar espaços institucionais para as múltiplas expressões culturais presentes em São Gonçalo.

O projeto está sendo realizado através da seção 2 do edital, voltada para o Bicentenário da Independência do Brasil. Qual a melhor forma de clamar por outras identidades brasileiras senão convidá-las ao palco? O consagrado violonista vai fazer duas apresentações de seu repertório solo. As músicas “De Boca no Frevo” e “Agreste” são composições de Zeh Netto inspiradas nas tradições nordestinas. Após a apresentação da primeira música, o coral da CADEVISG sobe ao palco para três números. A abertura com todo coral cantando o “Hino dos deficientes Visuais”, em seguida, a improvisação do cordelista Severino junto ao grupo de pandeiro formado para essa apresentação. A poeta Nilcea e o violinista Fábio encerram a apresentação do CADEVISG com “A Canção do Exílio” de Gonçalves Dias.

Zeh Netto apresenta a música solo “Agreste”, ao final convida a Orquestra Sinfônica de São Gonçalo, sob regência do Maestro Guarany, para a releitura em ritmo de Mambo, de parte da 5ª Sinfonia de Beethoven. No segundo ato, apresenta a obra O GUARANY de Carlos Gomes. Para o grand finale, o mestre de cerimônia Zeh Netto convida todos ao palco para o encerramento do espetáculo com seu novo arranjo do Hino da Independência.

O evento procura exaltar a identidade de São Gonçalo na comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, mas também consolidar as manifestações artísticas da região nos incentivos públicos destinados à cultura. A entrada é franca, com classificação livre. O espetáculo é para todos que de alguma forma percebem a importância de novas presenças na construção da identidade brasileira.

Serviço:
Semana da Música da Independência
Local: Teatro Municipal de São Gonçalo (End: Rua Dr. Feliciano Sodré, 100, no Centro de São Gonçalo)
Dia: 25/10 Hora: 20h
Ingresso: Entrada gratuita
Classificação etária: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -