- Publicidade -

Jesuítas e guaranis são tema de livro da jornalista Luciana Veríssimo

Publicado em:

A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), em parceria com as Publicações BBM, lançou em novembro o livro “A Impressão nas Missões Jesuítas do Paraguai: Século XVIII”, da jornalista e tradutora Fernanda Verissimo, que apresenta a produção tipográfica das missões jesuítas do Paraguai como parte da história do livro na América. Por meio da análise bibliográfica de várias publicações da época, ela buscou colaborar para o retrato de uma experiência política e religiosa que até hoje causa espanto e curiosidade.

A obra é oriunda da tese de doutorado da autora, que aplicou técnicas como incontáveis comparações entre diferentes exemplares de mesmo título, aprendidas no estágio na Biblioteca Britânica, em Londres, durante mestrado na Inglaterra. A decisão de contar com as missões jesuítas em solo guarani surgiu da leitura de um exemplar do “Explicacion de el Catecismo en Lengua Guarani”, escrito por um guarani missioneiro e impresso na redução jesuítico-guarani de Santa María la Mayor em 1724.

Veríssimo aponta que a história dos livros impressos pelos jesuítas nos anos 1700 indica formas de coerções e tensões na formação do espaço e das letras americanas. A jornalista lembra que a alfabetização das populações indígenas é marcada pela oralidade, com o desafio didático-pedagógico do letramento e de estudos linguísticos, com fonemas que precisam ser transpostos a um sistema alfabético, para fixação da língua em regras gramaticais elementares. É desse esforço que surgem publicações de manuais, dicionários, gramáticas e edições de textos bilíngues.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -