- Publicidade -

Nonada: Rio de Janeiro ganha nova galeria de arte

Publicado em:

Com o nome inspirado pela palavra que abre uma das obras fundamentais da literatura brasileira, “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, Nonada ganha dois espaços: um em Copacabana e outro em um galpão industrial na Penha, subúrbio do Rio de Janeiro.

A mostra inaugural reunirá obras em diversos suportes e materiais de 32 artistas de várias cidades brasileiras, com pesquisas que abrangem temas atuais, entre eles racismo, questões políticas, sociais e de gênero. Em Copacabana estarão as obras de “A Palavra: Prosa”, e na Penha “A Palavra: Verso”. Na Penha, a artista e DJ Marta Supernova fará uma apresentação no dia da abertura. O texto crítico é do artista, poeta e compositor André Vargas.

Nonada é uma galeria dedicada a dar visibilidade à excelência da produção artística, e local de pesquisa e debate plural. Com inauguração marcada para o dia 19 de novembro de 2022, em em Copacabana e na Penha, na Zona Norte, evento contará com apresentação de Marta Supernova, artista visual, sonora, DJ e produtora musical.

A exposição inaugural reúne trabalhos de 32 artistas, de várias cidades brasileiras, que trabalham em diversos suportes e têm diferentes pesquisas, que refletem temas atuais, em uma grande pluralidade. Suas obras estarão distribuídas na mostra “A Palavra: Prosa”, em Copacabana, e “A Palavra: Verso”, em um galpão industrial na Penha. O texto crítico é do artista, poeta e compositor André Vargas.

Aliás, em Copacabana, em um espaço de 70 metros quadrados  estarão obras com um teor maior de crítica política e social. Já na Penha, na Nonada ZN, em uma área de mais de 200 metros quadrados e 4,5 metros de altura, os trabalhos serão mais líricos.

A iniciativa da criação de Nonada é de Paulo Azeco e João Paulo Balsini, a que se juntaram os dois irmãos Ludwig e Luiz Danielian, donos da Danielian Galeria, na Gávea. “Há uma qualidade impressionante de trabalhos feitos por artistas que não têm tanto acesso ao circuito de galerias, que trazem temas atuais, entre eles questões políticas, sociais, de racismo e gênero. Queremos apresentar de forma plural novos talentos, visões e força criativa”, comenta Paulo Azeco, graduado em Artes Visuais na Universidade Federal de Goiás com pós-graduação em “Métiers d’art: lesArtsAppliqué”, na École Boulle”, em Paris, e uma longa trajetória em galerias importantes em São Paulo. Ludwig Danielian conta que sempre desejou ter um espaço de arte no subúrbio, diferente do perfil da galeria na Gávea.

Por um ano, os quatro sócios pesquisaram artistas e seus trabalhos, em um processo “extremamente orgânico, que abrange desde nossa experiência como também indicações de artistas, curadores, e de buscas que fizemos em mídias sociais”, diz Paulo Azeco. “Não queremos levantar bandeiras, rótulos, e sim valorizar a arte boa, que independe de estereótipos. Queremos ter esta proposta de galeria em Copacabana, bairro popular, e no subúrbio,na periferia do circuito de arte, para que se leve excelentes trabalhos a todos. Pretendemos promover discussões livres, contemporâneas, abertas, sem julgamentos prévios”, complementa Ludwig Danielian.

Serviço:
Nonada “A Palavra: Prosa” e “A Palavra: Verso”
19 de novembro de 2022 a 4 de março de 2022
“A Palavra: Prosa” – Nonada ZS
Rua Aires Saldanha, 24, Copacabana
Terça a sexta, das 11h às 19h
“A Palavra: Verso” – Nonada ZN
Rua Conde de Agrolongo, 677, Penha
Entrada gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -