- Publicidade -

VIDEORIO: Prédios se transformarão em telas para filmes de arte

Publicado em:

Entre os dias 16 e 21 de janeiro, o Rio de Janeiro vai sediar a primeira edição do VIDEORIO. Diversos prédios cariocas se transformarão em telas para filmes de arte.

A primeira edição do VIDEORIO apresenta um festival de videoarte que visa mapear talentos das artes visuais, experimentações, pesquisas e poéticas que ocorrem dentro e fora dos circuitos tradicionais. Durante toda semana, trabalhos de 12 artistas serão exibidos em fachadas de edifícios da cidade. Todos os vídeos também poderão ser assistidos no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, onde ainda será realizado o evento de encerramento do festival – uma palestra gratuita com críticos e teóricos de artes visuais, seguida da certificação e premiação de três artistas participantes que foram destaque da edição.

Escolhidos por meio de chamada pública, os autores tiveram liberdade na escolha do tema, a única condição era morar no Rio de Janeiro. A ideia é que haja um diálogo com a cidade e suas particularidades. Um encontro do público com a poética, sentimentos e sensações dos artistas contemporâneos, que propõem uma modificação do olhar. Uma possível reinterpretação da urbe e mesmo a renovação de laços de convivência física dos transeuntes que fruem pelas ruas e espaços da cidade maravilhosa. Uma comissão de jurados especializados é responsável por escolher os 12 artistas participantes do festival e também por condecorar três artistas vencedores.

Além de conferir presencialmente os trabalhos, seja nas projeções nos edifícios ou no Centro Municipal Hélio Oiticica, o público também terá acesso online ao conteúdo pelo site do festival. A página funcionará como banco de dados permanente sobre os artistas e seus respectivos trabalhos.

Segundo o curador João Pacca, um dos objetivos do VIDEORIO é uma forma distinta de explorar o espaço urbano. “Nossa intenção com o festival é fortalecer a videoarte como um veículo para redescobrir os espaços compartilhados, com suas indicações e interações. Nós esperamos criar uma interrupção nos trânsitos comuns para alimentar a produção de discursos e indagações que privilegiam subjetividades”, afirma.

SERVIÇO
Segunda-feira – 16/01 – Rua Voluntários da Pátria, 89 – Botafogo (em frente ao Metrô)
Terça-feira – 17/01 – Rua Carolina Machado, 376 – Madureira ( em frente a Estação de Trem).
Quarta-feira – 18/01 – Avenida Rio Branco, 171 – Centro (esquina com a Avenida Nilo Peçanha).
Quinta-feira – 19/01- Rua Figueiredo Magalhães, 555 – Copacabana ( em frente ao Metrô Siqueira Campos, saída Rua Toneleros)
Sexta-feira – 20/01- Praça Cardeal Câmara – Lapa (em frente aos Arcos da Lapa)
EXPOSIÇÃO PRESENCIAL, 16 A 21 DE JANEIRO DE 2023
Segunda a sábado, das 10h às 18h
PALESTRA E PREMIAÇÃO, dia 21/01
Sábado, a partir das 18h (60 vagas) premiação e roda de conversas com jurados, curadores e participantes.
CENTRO MUNICIPAL DE ARTE HÉLIO OITICICA fica na Rua Luís de Camões, 68 – Centro, Rio de Janeiro – RJ (Praça Tiradentes)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -