- Publicidade -

“Lisbela e o prisioneiro” ganha nova edição pelo selo Tusquets

Publicado em:

"Lisbela e o prisioneiro"Original de 1964, peça de maior sucesso de Osman Lins, “Lisbela e o prisioneiro” retorna às livrarias em nova edição pelo selo Tusquets. Em comemoração aos 20 anos da Editora Planeta do Brasil e da estreia do longa homônimo de Guel Arraes, esta é a primeira obra dramaturga que integra o acervo de títulos do selo, permitindo ao público entrar em contato com o texto de um autor detalhista no uso da palavra e na arquitetura da peça.

Fruto de um meticuloso trabalho preparatório, “Lisbela e o prisioneiro” foi a primeira obra do autor a ser encenada com retumbante sucesso e a que até hoje teve mais alcance de público. Popularizada pelo filme protagonizado por Débora Falabella e Selton Mello, a comédia romântica acompanha a história de amor de Lisbela, filha do Tenente Guedes, delegado da Cadeia de Santo Antão, e o funâmbulo Leléu, um Don Juan nordestino. Formando um par anticonvencional, os dois personagens assumem riscos em nome de sentimentos intensos.

Para Sandra Nitrini, que assina o posfácio, a fidelidade de Osman Lins à busca de uma expressão própria na ficção, decorrente de uma recusa à cômoda retomada do já conquistado e de uma fé inabalável no poder criador da palavra, foi reconhecida e admirada pela crítica brasileira e estrangeira. Mas o autor ainda é pouco difundido. “O reaparecimento desta obra é especial porque […] revela um aspecto decisivo de sua personalidade literária e cultural no sentido de procurar dar o melhor de si, mesmo na esfera que, a rigor, não é a de sua preferência.”, escreve.

Dividida em três atos e ilustração de capa do artista Antônio Poteiro, Lisbela e o prisioneiro é uma comédia de caracteres, na qual cada personagem interpreta peculiaridades da sociedade em geral. Na obra repleta de referências nordestinas, Osman Lins reflete satiricamente os usos e costumes da própria época. Modelo do ideário do teatro tradicional, a peça é ideal para quem busca uma leitura divertida e de entretenimento, mas também para aquela pessoa mais exigente, que busca os diferentes níveis de significação que o clássico oferece.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -