- Publicidade -

“Poemas para viagem” na Zona Oeste do Rio de Janeiro

Publicado em:

Que tal dar uma modernizada no Correio Elegante, tão famoso durante as festas juninas e julinas? Durante três sábados em julho, nos dias 1º, 8 e 15, a intervenção lúdico-poética “Poemas para viagem” acontece em cinco bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A atividade consiste na criação de um cenário para a conquista de pedestres que são atraídos para uma conversa com 10 poetas e/ou poetisas espalhados por pontos de grande circulação em Bangu, Campo Grande, Realengo, Santa Cruz e Sepetiba. Na ocasião, ainda serão distribuídos gratuitamente 50 livros de temáticas relacionadas à região da Zona Oeste.

A partir do encontro entre o artista e o passante, o público é presenteado com um texto literário ou um poema visual feito especialmente a partir da sua história. O projeto é de autoria da Associação Cultural Peneira, coletivo carioca formado exclusivamente por mulheres.

Sentados um de frente para o outro, poeta e espectador, se conhecem e se reconhecem usando o poema como ponte. A interação ocorre da seguinte maneira: a pessoa escolhe alguém que ama, compartilha as características dela para o poeta e aguarda alguns minutos até a obra ficar pronta. A performance do “Poemas para viagem” tem semelhança com as cenas protagonizadas pela atriz Fernanda Montenegro, no premiado filme Central do Brasil (1998).

“Nos interessa a cultura dos moradores, aquela feita nos bairros, nas frestas, capaz de gerar novos processos sociais, novas leituras sobre um lugar, renovar imaginários enquanto conecta e articula pessoas de diferentes contextos e vivências. Por isso a dedicação em realizar atividades participativas como o ‘Poemas para Viagem’. A ideia é criar junto com os moradores e desenvolver experiências que possam ampliar a esperança num futuro que desejamos”, aponta Priscila Bittencourt, diretora presidente da Associação Cultural Peneira e coordenadora do projeto Poemas para Viagem.

Os locais e bairros que vão receber o projeto, simultaneamente, são: Calçadão de Bangu, em Bangu; Calçadão de Campo Grande, em Campo Grande; Praça Padre Miguel, em Realengo; Santa Cruz Shopping, em Santa Cruz; Praia de Dona Luiza, Praia de Sepetiba e Espaço Cultural ‘A Era do Rádio’ (Praia do Recôncavo), em Sepetiba. O público será recebido por um poeta ou um produtor da localidade para explicar ou dar informações sobre a ação, que acontece das 10h às 12h e das 13h às 15h, em cada ponto poético.

“Poemas para viagem” traça um cenário inspirador em pleno espaço público onde o amor ganha forma através de homenagens. Os poemas elaborados ao vivo, além de serem presenteados para o público, farão parte de uma antologia literária publicada pela Peneira por intermédio do selo Nuvem Poética e disponibilizada gratuitamente no site do grupo.

O coletivo visa atender 150 pessoas diretamente e 3.000 indiretamente, visto o grande fluxo de pessoas dos locais escolhidos. Por ser uma região periférica, pessoas negras das classes C e D são as mais acessadas. Outros locais já receberam o projeto, como a Fundação Planetário, e as unidades do SESC de Niterói, Parati, Barra Mansa, Volta Redonda e São Gonçalo. O projeto foi contemplado no edital de Fomento à Cultura Carioca – FOCA, da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -