- Publicidade -

“Forjadas” estreia no Teatro Sérgio Porto e no Centro Professora Dyla de Sá

Publicado em:

Após temporada de sucesso de crítica e público no Centro de Artes Hélio Hélio Oiticica “Forjadas” estreia no Teatro Sérgio Porto e no Centro Professora Dyla de Sá.

"Forjadas"“Forjadas” é um espetáculo performativo transmídia com criação e performance de Claudia Wer que investiga a relação mulher como natureza e homem como cultura através de uma ficção sobre a história de Judite, personagem da cultura ancestral judaica, com texto cênico do dramaturgo Lucas Brunno e interlocução artística do dançarino e ator Thales Ferreira.

O espetáculo performativo transmídia foi criado e protagonizado pela artista Claudia Wer, fruto da parceria com o jovem dramaturgo da cena nacional Lucas Brunno, baseado em seu texto “Judite com a Cabeça de Holofernes”.

O projeto parte da saga de Judite, personagem da cultura ancestral judaica que resiste ao esquecimento, a performance aborda questões de gênero, violência de gênero e masculinismos. “A história de Judite, a mulher questionada por sua atitude fora do padrão, a mulher que defende território, a mulher excluída do panteão de heróis, a mulher que protagoniza a defesa do território-corpo-terra me intriga, influencia e estimula a trazer uma resposta artística” diz Claudia Wer. Judite é uma mulher que conhecendo e sentindo a opressão dos poderosos sobre seu povo, tem a coragem não conformada.

Histórica e cotidianamente o corpo da mulher, a presença da mulher, se perfaz em território e extensão de território, são domínios que se processam em diferentes conquistas e conflitos, de guerras ancestrais e contemporâneas, também em conflitos regionais e urbanos. Que cultura é essa que sustenta uma interpretação fálica do mundo? Nutrindo-se de um clássico texto da antropóloga Sherry Ortner e de pensadores atuais que trabalham questões de gênero e violência, nasce um projeto artístico híbrido e interativo que conjuga tecnologias ancestrais e contemporâneas, arte, ciência, cultura e natureza para provocar o campo simbólico feminino e masculino.

SERVIÇO:
“Forjadas”
Teatro Sérgio Porto – Sala Preta
De 14 a 30/07
Sextas e Sábados às 19h e domingos às 18h
Ingressos pelo Sympla ou compra no local com 1 hora de antecedência
Ações paralelas Dia 15/07 às 14h – Conversa & Bordado Dia 21/07 às 16h – Conversa com os artistas Ações paralelas Gratuitas
Centro Cultural Municipal Professora Dyla de Sá
Exposição: De 19 a 29/07 das 9 às 19h (de segunda a sábado)
Performance: Dias 25/07 às 09:30 e 14h e 28/07 às 09:30h

Ações Paralelas:
25/07 às 11h – Conversa & bordado
25/07 às 15h Ação “Se cuida menina” com Roberta Chaves
28/07 às 11h Visita guiada
Eventos gratuitos
Classificação: 12 anos
Mídias sociais @oguataprojetosculturais

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -