- Publicidade -

“O SUSTO” estreia no Sesc Tijuca

Publicado em:

“Exercício de atuação nº 2: O Susto” é o segundo experimento da Definitiva Cia. De Teatro com uma metodologia de trabalho que concentra na presença do ator e no jogo como dispositivos de criação cênica. Desta vez, a atriz Tamires Nascimento mergulha nas temáticas do luto e da passagem do tempo a partir da vivência coletiva da pandemia. Contudo, o faz de maneira leve e de modo a celebrar a vida.

O espetáculo da Definitiva transcende a experiência pessoal da atriz e propõe uma reflexão sobre diferentes formas de lidar com a efemeridade da vida e as diversas situações de perda.

“O Susto” apresenta uma sucessão de cenas contos, algumas das quais têm origem em experiências autobiográficas. A peça intercala cenas profundamente pessoais com momentos fabulares, convidando o público a acompanhar acontecimentos íntimos da atriz, ao mesmo tempo em que apresenta situações e personagens distantes de sua realidade. A jornada atinge seu auge em uma cena-conto festiva, um gurufim, um velório concebido como uma ode.

Aliás, esta montagem é uma resposta ao ápice da pandemia, quando o Brasil enfrentava uma média diária de 3.000 mortes. No período de isolamento, ao presenciar seu filho aprendendo a correr na mesma casa em que seu pai caminhava com dificuldades devido à idade, Tamires iniciou um projeto artístico sobre a passagem do tempo. No entanto, com a perda de seu pai para a COVID-19, a investigação ganhou um novo foco ao abordar o luto compartilhado em meio a uma das maiores tragédias coletivas do país. Antes da peça, a atriz desenvolveu a apresentou duas criações: a cena “Registro.doc” no Festival YoniArte em 2020 e a cena radiofônica “Registro de um susto”, selecionada no Edital de Esquetes Teatrais FUNARJ/Roquete Pinto 2022.

“Apesar de abordar o tema do luto, a peça é permeada por leveza e humor, buscando inspiração no ‘gurufim’, um ritual em que o velório se transforma em uma grande festa em homenagem ao morto”, afirma Tamires Nascimento. ” “O Susto” não é um espetáculo pesado; pelo contrário, propõe-se a despertar reflexões enquanto celebra, trazendo uma atmosfera festiva e alegre”, complementa a atriz, que aprofundou a sua pesquisa sobre o luto ao se inspirar nos livros “O que é o luto?”, de Renato Nogueira, e “Notas sobre o luto”, de Chimamanda Ngozi Adichie.

A encenação propõe a vertigem como recurso e como jogo para a construção da cena. Através dela, a atriz transita de uma cena para outra, simbolizando o susto da ausência e a busca por sentido em meio à perda. A peça é enriquecida por referências visuais e sonoras, com inspiração em registros pessoais, como fotos de infância e trechos do programa de rádio do pai de Tamires. Elementos como o rádio e o carnaval, aliás, desempenham papéis importantes na dramaturgia, no som e na direção de arte, transportando o público para o universo afetivo da artista.

Serviço:
“Exercício de atuação nº 2 – O SUSTO”
Temporada: de 03 e 27 de agosto de 2023
Data/hora: de quinta a sábado, às 19h e domingos, às 18h
Onde: Teatro II do Sesc Tijuca ( Rua Barão de Mesquita, 539, Tijuca)
Ingresso: na bilheteria

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -