- Publicidade -

Museu da Diversidade Sexual lança novo livro sobre museologia comunitária

Publicado em:

O Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo lança seu novo livro “Museologia Comunitária LGBTQIA+ e Outros Ensaios Queer Interseccionais”.

Museu da Diversidade Sexual A obra reúne dez artigos que representam uma década de reflexão e atuação no projeto Memórias LGBTQIA+. Lembrando que essa ação faz parte da programação referente à 17ª edição da Primavera dos Museus.

O livro é fruto de um projeto concebido em 2010 e formalizado em 2013, quando os organizadores, Jean Baptista e Tony Boita, se conheceram, casaram e começaram a construir uma família. Nesse período, eles também moldaram o projeto Memórias LGBTQIA+.A coletânea aborda a evolução da Museologia LGBTQIA+ no Brasil, destacando a saída da reserva técnica para se tornar uma Museologia Comunitária.

Os autores, comprometidos com as questões de gênero, sexualidade, raça, classe e geografia, propõem uma abordagem que destaque a diversidade do país. O livro se aprofunda na história dos primeiros dez anos da Museologia LGBTQIA+ no Brasil, oferecendo uma visão abrangente do desenvolvimento do conceito, desde suas raízes até seu estado atual.

O projeto Memórias LGBTQIA+ completou uma década, durante a qual produziu não apenas exposições, mas também uma valiosa bibliografia. O livro é o resultado de uma reflexão cuidadosa destacando textos que melhor representam essa jornada para a construção do livro.

O livro não apenas discute a Museologia LGBTQIA+, mas também dialoga com o campo museológico como um todo. Ele desafia a Museologia convencional ao questionar as narrativas produzidas por pessoas cis, brancas e burguesas, destacando a importância das epistemologias LGBTQIA+ periféricas.

Leonardo Vieira, membro do Núcleo de Museologia e Acervo do MDS, enfatiza a relevância da obra: “Consideramos que este tipo de colaboração em projetos alheios ao Museu, quando está alinhada à sua missão, visão e valores e aos seus objetivos estratégicos, é também sua responsabilidade por estarmos falando de uma instituição pública com fortes laços com os movimentos sociais LGBTQIAP+.”

Com o lançamento, o Museu da Diversidade Sexual reforça seu compromisso de ser um espaço inclusivo e acolhedor para todas as vozes da comunidade. A publicação marca a segunda edição editorial do MDS em 2023, solidificando sua posição como um local de destaque para a discussão da Museologia LGBTQIA+ e o engajamento com questões de relevância nacional.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -