- Publicidade -

“Caleidoscópio – O cotidiano em movimento” faz imersão visual e emocional

Publicado em:

O Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro inaugura exposição “Caleidoscópio – O cotidiano em movimento”, projeto que busca explorar as múltiplas facetas do dia a dia por meio de vídeo-arte, oferecendo ao público uma imersão visual e emocional na essência de diversos artistas. Dividida em três etapas ao longo de seis meses, cada uma delas trará um novo grupo de artistas, permitindo diferentes perspectivas sobre o tema central.

Com curadoria de Cota Azevedo e Amanda Leite., o projeto é dividido em três momentos: “Revelações cotidianas”, “Cotidiano em transformação” e “Entrelinhas do Cotidiano”. Para a curadoria o mote da exposição nasceu a partir da ideia de que o cotidiano é uma constante, repleto de momentos que muitas vezes passam despercebidos ou são considerados triviais.

“Ao explorar artisticamente esses aspectos aparentemente comuns, podemos revelar a profundidade e a complexidade de nossas experiências diárias. O vídeo-arte oferece um meio poderoso para capturar, refletir e transmitir essas narrativas cotidianas, permitindo que o público se conecte com elas. Ao propor ressignificar o olhar para a “vida comum”, fazemos um convite para enxergar o extraordinário no ordinário”, avalia Cota Azevedo.

A video-arte é uma forma de expressão artística que combina elementos do cinema, das artes visuais e da performance em uma única mídia. Neste primeiro momento, dezenove artistas apresentam ao público suas narrativas. “As obras apresentam pesquisas que se exercitam em dar a ver as miudezas cotidianas que nos atravessam de forma a desmembrá-las, desgastá-las em processos experimentais. Cada vídeo-arte opera como uma pequena crônica de nós, em nós. Por fim, acredito que as obras funcionam como pulsações ativadoras para outros modos de ver e de se relacionar com as imagens na contemporaneidade”, ressalta Amanda Leite.

A mostra de cine arte que inicia dia 16 de outubro tem duração de 6 meses e encerra em fevereiro de 2024.

SERVIÇO
Exposição CINE ARTE Caleidoscópio – Cotidiano em movimento
Local: Centro Cultural Correios RJ (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro)
Exibições: Sala de vídeo (2º andar)
Revelações Cotidianas
Visitação: 17 de outubro até 16 de dezembro de 2023
Horário: Terça a sábado, das 12h às 19h
Entrada: Gratuita
Classificação: 16 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -