- Publicidade -

HACKTUDO chega à sétima edição na Cidade das Artes

Publicado em:

O HACKTUDO chega à sétima edição, com novidades e atrações gratuitas para crianças e adultos, que mesclam tecnologia, entretenimento e cultura.  A edição 2023 do evento está de volta à Cidade das Artes e terá corrida de drones, exposições imersivas, realidade virtual com obras de arte, jogos interativos, oficinas criativas e tecnológicas e um dia de conferência sobre inteligência artificial só com palestrantes mulheres.

HACKTUDO De um lado, obras de Van Gogh em realidade virtual, uma instalação imersiva com um túnel de telas sobre as milhares de informações que recebemos a cada dia, uma exposição nostálgica sobre a evolução da tecnologia com jogo interativo e uma jornada sensorial sobre a cultura cibernética. De outro, corridas de drones, uma parede de escalada que simula uma placa mãe de computador, construída com base na fotografia “Deusa da Net”, projetos e exposições de trabalhos de artes visuais que permeiam temas como Metaverso, Inteligência Artificial, Arte Digital e Sustentabilidade.

O Hacktudo é um dos maiores festivais de cultura digital do Brasil, cheio de novidades e atrações que mesclam tecnologia, inovação, empreendedorismo, interatividade e muita diversão. As atividades, presenciais e gratuitas, prometem entreter o público de todas as idades, entre os dias 26 e 29 de outubro, proporcionando também uma ampla democratização do acesso à cultura e ao entretenimento.

Com direção e curadoria de Miguel Colker, o festival HACKTUDO promove a inclusão social e digital de crianças, jovens e adultos, despertando o interesse para o mundo tecnológico de forma lúdica e informativa. O evento apresenta diversas atrações que fascinam e dão nome aos espaços diferenciados. No HackDrones acontecem as corridas de drones; no HackMaker estão as invenções artísticas da cultura maker e no HackLab, há um laboratório de oficinas criativas. Já no HackGo são realizadas as atividades participativas de realidade aumentada; na HackExpo estão as exposições interativas e instalações imersivas e no HackDelas, as atividades são dedicadas às mulheres, cada vez mais presentes no festival e no mercado digital.

“Nosso objetivo é mostrar como a tecnologia está aliada à cultura e vice-versa. O público está mais aberto e conectado às mudanças digitais que estão acontecendo. Queremos que todos tenham esse acesso à tecnologia e ao conhecimento, com oportunidades de vivenciarem o virtual com a arte e, por isso, fazemos um festival gratuito e diversificado”, afirma Miguel Colker. Para esta edição, entre as novidades, o executivo e produtor cultural decidiu levar os quadros “Quarto em Arles”,”Campo de Trigo sob um céu tempestuoso”, “Terraço do Café à Noite”, ” e “Noite estrelada” do pintor impressionista Vincent Van Gogh, para a realidade virtual, para que o público pudesse “entrar” nas obras e explorar cada detalhe. “Traremos também uma parede de escalada de oito metros de altura, que simula uma placa mãe de computador. A atração foi construída com base na imagem “Deusa da Net”, de autoria do meu pai (o fotógrafo Cafi), e convida os visitantes a conferir a exposição adjacente que reúne dados e imagens sobre arte e sustentabilidade”, conta.

O festival também faz um upgrade nas atrações HackDrones, com um circuito diferenciado e cheio de novos obstáculos para as corridas de drones e oficinas para quem quiser aprender a pilotar, e HackGo, com realidade aumentada, caça ao tesouro, distribuição de brindes e oficinas tecnológicas.

Outra novidade da edição 2023 do festival é a realização da HackConference, no dia 26 de outubro, com painéis e talks inéditos protagonizados apenas por profissionais mulheres renomadas do mercado de inovação e tecnologia. Intitulada “Inteligência Artificial, um labirinto de possibilidades”, a conferência aborda o tema que vem a ser um dos mais comentados do momento e conta com a presença de Dora Kaufman, professora na PUC SP e especialista em I.A.; Cris Bartis, cofundadora da Plataforma Mamilos; Tatiane Moreira, Especialista em Segurança da Informação na Petrobras, Carina Ameijeiras, Líder de Data & Analytics na Amazon AWS; Ana Cláudia Vasconcelos, Gerente da Divisão de Modelos Analíticos e Inteligência Artificial na Dataprev; Taciana Melcop, Gerente Sr. de Engenharia na OLX; Aline Sredni, Chefe de Gabinete do CEO do WhatsApp na Meta, entre outras profissionais. A curadoria é do especialista em marketing digital, Bruno Parodi.

Além disso, no dia 22 de outubro, serão anunciados os vencedores ou as vencedoras da quarta edição do Hackathon OLX, maratona de programação e conhecimento iniciada no último dia 13, que reúne estudantes de todo o Brasil, de cursos técnicos e dos ensinos médio e superior, para o desafio de criar uma solução inovadora e aplicável proposta pela OLX. As lives do Hackathon podem ser conferidas no canal do Youtube do festival.

Saiba mais sobre as principais atrações do HACKTUDO 2023:
HackExpo – Nesta edição, haverá exposições de trabalhos de artes visuais, com diversas manifestações e linguagens, que permeiam temas como Realidade Virtual, Metaverso, Inteligência Artificial, Arte Digital e Sustentabilidade.

Deusa da Net – Uma parede de escalada de oito metros de altura, que comporta quatro pessoas escalando simultaneamente, será montada com uma imensa imagem da deusa, a Deusa da Net. O personagem foi criado para o festival, inspirado nos mitos e super heróis, porém como uma deusa da sustentabilidade, que faz uma reflexão sobre o descarte de lixo eletrônico. E o público também poderá entrar numa experiência de realidade virtual e receber mensagens sobre arte e sustentabilidade.

Cérebro-Luz – A obra foi criada para gerar uma reflexão sobre a maior inspiração da Inteligência Artificial. A instalação é aberta ao público que deseja conferir por perto.

Exposição Hack Nostalgia – Uma grande instalação formada por TVs antigas, telas touchs, aparelhos celulares e cabines secretas apresentam vídeos, textos e acervos sobre gadgets e eletrônicos importantes em diferentes gerações que acabaram ficando obsoletos com o avanço tecnológico, criando uma sensação de nostalgia.

Apocalípticos e integrados – Uma instalação interativa de painéis de LED irá provocar a reflexão entre duas diferentes formas de olhar para o papel da reformulação do futuro pela Inteligência Artificial: a forma apocalíptica, que acredita no fim das sociedades, e a forma integrada, que vê a I.A. como maneira de liberar o potencia humano de maneiras inéditas em nossa vida.

Van Gogh – As obras “Quarto em Arles”,”Café noturno” e “Noite estrelada” do pintor impressionista Vincent Van Gogh poderão ser exploradas em realidade virtual, com tecnologias imersivas que permitem que o público faça parte das pinturas e conheça detalhes das obras que ganham vida em um mundo digital surpreendente.

Serviço:
HACKTUDO – Festival de Cultura Digital
Local: Cidade das Artes – Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, RJ
Dias: 26 de outubro, 12h às 19h. Ingressos no site, na aba HackConference.
Dias 28 e 29 de outubro, das 14h às 22h. Entrada gratuita.
Confira a programação completa no site do festival.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -