- Publicidade -

Al Pacino ganha mostra no CCBB

Publicado em:

Uma das figuras mais icônicas do cinema mundial, Al Pacino é a estrela da mostra que ocupa o CCBB no mês do aniversário do ator. São 24 longas-metragens, um debate e um curso. Será. certamente, a maior mostra já realizada em homenagem a Al Pacino, com obras desde o início de sua carreira no cinema, como Os Viciados (1971), seu primeiro trabalho como protagonista, passando pela impressionante trilogia de O Poderoso Chefão (1972, 1974, 1990), até filmes mais recentes como Era uma Vez em… Hollywood (2019).

Al Pacino

Em quase 60 anos de carreira, Al Pacino, nascido em Nova York, em 25 de abril de 1940, trabalhou com notórios cineastas, de Sidney Lumet e Brian De Palma a, mais recentemente, Martin Scorsese e Quentin Tarantino. Vindo do teatro e chegando ao cinema recém-formado pela antológica escola de atuação moderna do Actors Studio (como quase todos de sua geração, a da Nova Hollywood), Pacino, já em 1971, chamaria a atenção em Os Viciados, de Jerry Schatzberg. Os olhos extremamente expressivos e o gestual que traziam algo “de dentro” serviram a um dos mais antológicos personagens da história do cinema, o atormentado, violento e fragilizado Michael Corleone, de O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola.

O estilo de Al Pacino apresentaria modulações desde o início da sua carreira, indo do naturalismo importante ao cinema mais realista dos anos 1970, em filmes como Serpico (1973), pelo qual ganhou seu primeiro prêmio Globo de Ouro e indicação ao Oscar de Melhor Ator, e Um Dia de Cão (1975), ambos de Sidney Lumet; a algo mais expressivo nos anos 80, como Scarface, de Brian De Palma, e, a partir dos anos 90, a “marca Al Pacino”, que ia de um quase overacting em Perfume de Mulher (1992), de Martin Brest, premiado com o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Ator, e Advogado do Diabo (1997), de Taylor Hackford, à precisão presente em obras-primas como O Pagamento Final (1993), de Brian De Palma, e Fogo contra Fogo (1995), de Michael Mann.

A mostra “Pacino” é produzida pela Fumaça Filmes e tem curadoria de Paulo Santos Lima, responsáveis também pela mostra De Niro, em homenagem a este outro gênio do cinema hollywoodiano, realizada no CCBB, em 2019. “Tal Robert De Niro, Al Pacino é uma virtuose da interpretação de cinema, pelo que faz em cena e pelo que sua imagem emana da tela. E o que de fato coloca esses dois gênios da atuação numa mesma linha de texto – e em duas mostras intituladas com seus nomes – é justamente eles serem a finesse do método de atuação moderna que singulariza o cinema norte-americano e, especialmente, habitarem um imaginário coletivo, serem referências transculturais”, comenta Paulo Santos Lima. Aliás, ele conclui que “filmes costumam espelhar a realidade, e a intenção desta mostra é revermos a história do mundo e a das artes nas últimas cinco décadas através do gênio deste extraordinário artista”.

Complementando a programação dos filmes, será realizado um debate no dia 11 de abril, às 18h, com o curador Paulo Santos Lima, a atriz Karine Teles e o professor e diretor de cinema Pedro Henrique Ferreira. No dia seguinte, começa o curso de três aulas (sexta, sábado e domingo, das 12h às 14h) com Paulo Santos Lima, que abordará a história da atuação no cinema e, mais detidamente, sobre o método moderno de atuação, nos Estados Unidos, onde se formou Al Pacino. As inscrições para o curso devem ser feitas pelo e-mail cursopacinorj@fumacafilmes.com.br .

A mostra promove também uma sessão com recursos de acessibilidade (legendagem descritiva, audiodescrição e LIBRAS) do filme Um Dia de Cão (1975), de Sidney Lumet, no dia 19 de abril (sexta), às 15h30.

O debate, o curso e a sessão inclusiva serão gratuitos. Os ingressos podem ser adquiridos, a partir das 9h do dia da sessão, na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura. A mostra Al Pacino será realizada no CCBB Brasília, de 2 de julho a 4 de agosto, e no CCBB São Paulo, de 6 de julho a 18 de agosto de 2024.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -