- Publicidade -

Retratos Fantasmas: Kleber Mendonça Filho apresenta retrato intimo de Recife

Publicado em:

Retratos Fantasmas é um álbum de família da cidade do Recife.

Retratos FantasmasFruto de sete anos de trabalho e pesquisa, Retratos Fantasmas traz o espaço histórico e humano como o personagem principal, revisitando-o através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX. O novo filme do cineasta Kleber Mendonça Filho, surpreendentemente, nos leva a um retrato intimo de uma Recife vivida pelo diretor.

Kleber Mendonça Filho abre as portas do lar onde cresceu em Recife, Pernambuco. Em um apartamento que foi palco de bons momentos com sua família e cenário para vários de seus filmes. Com imagens do arquivo pessoal do próprio Kleber Mendonça Filho, o filme mescla o material pesquisado em cinematecas e arquivos de TV para montar a narrativa do documentário.

 O longa mais pessoal do diretor, se torna cada vez mais expansivo e ambicioso ao apresentar muito mais que as passagens de tempo do lugar onde o cineasta cresceu e se apaixonou pelo cinema. Retratos Fantasmas é, certamente, um álbum de família da cidade do Recife.

Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade. Porém, as mudanças na urbanização transformaram e sufocaram o modelo dos cinemas de rua, mas não podem apagar a história das cidades.

Em Retratos Fantasmas, Kleber Mendonça Filho cria um filme documental pessoal para expor o perigo do descaso e esquecimento. O cineasta explica que cidades mudam e chegam a uma ideia de progresso. “Eu não tenho problema com isso, mas quando essa ideia de progresso começa a achatar e destruir o lado histórico da cidade, isso me incomoda bastante”, afirmou.

 Retratos Fantasmas teve sua estreia mundial em maio, no Festival de Cannes na seleção Special Screening. O filme já conta com mais de 30 convites para Festivais Internacionais de cinema com exibições já cumpridas em Munique, na Alemanha, Sydney e Melbourne, na Austrália.

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -