A eterna fonte de pesadelos para a maioria das mulheres é a chamada Menopausa, que  acabou virando tema da  comédia de Rodrigo Nogueira, com direção de João Fonseca.
As três personagens se encontram em um aeroporto temporariamente fechado para pousos e decolagens, enquanto aguardam seus voos, elas trocam experiências e discorrem sobre diversas questões, como felicidade conjugal, solidão e medo de envelhecer. Tudo com muito humor e fartas doses de descontrole emocional, provocadas pelas alterações hormonais decorrentes desse ciclo feminino.
O texto de Rodrigo Nogueira nasceu não só através de pesquisas, mas também da troca de experiências com as próprias atrizes. “Antes de escrever a peça, fiz questão de me reunir com elas, ficamos três horas conversando. As vivências delas com essa fase foram a minha maior inspiração, não precisei ler mais uma linha depois de ouvi-las. Obviamente, acessei informações científicas, mas o clima já estava todo ali”, explica. “O espetáculo é uma grande comédia e costumo defini-lo como ‘Do ódio à menopausa, para a ode ao climatério”, brinca.
O texto é leve e tem ótimas tiradas, além de ficar melhor ainda na  interpretação de Rosi Campos, Pia Manfroni e Rose Abdallah.
O diretor João Fonseca conversou bastante com as atrizes durante os ensaios, além de ter o universo do cineasta espanhol Pedro Almodóvar como uma de suas inspirações. “Uma
referência quando abordamos o mundo das mulheres, ele já era uma indicação do texto. Essa peça é uma comédia. Às vezes rasgada, às vezes delicada. Buscamos não apenas o humor, mas a humanização das personagens”.
A montagem da peça feita pela dupla masculina tem uma visão superficial deste momento intenso vivido pelas mulheres, mas mesmo assim, diverte e rende boas gargalhadas com direito a interação com o público.
Serviço
Teatro Menopausa
Local: Teatro das Artes (Shopping da Gávea – 2º Piso, Rua Marquês de São Vicente, 52)
Dias e horários: Sextas e Sábados – 21:30h, Domingo – 20h

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here