- Publicidade -

CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE TRANSFEMINISMOS

Publicado em:

CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE TRANSFEMINISMOS
Evento terá nove palestras com ativistas de direitos humanos e teóricos em identidades de gênero e sexualidade. Entrada gratuita

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 6 a 8 de abril de 2016 (quarta a sexta-feira), às 18h30, o seminário Transfeminismos: Novas Perspectivas dos Feminismos, que irá  debater direitos e violências sofridas pela população trans e travestis. A curadoria é da pesquisadora e mestre em Cultura e Sociedade, Viviane Vergueiro e de Helder Thiago Maia, 
doutorando em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde desenvolve pesquisas sobre gênero e sexualidade.
O seminário pretende ampliar o debate sobre a corrente teórica e ativista transfeminista no Brasil, que coloca em foco questões excluídas dos feminismos mais tradicionais como a transfobia – que é a discriminação relativa às pessoas transexuais e transgêneros. Serão abordados, ainda, temas relativos à situação de vulnerabilidade e exclusão de pessoas trans e travestis do mercado formal de trabalho e do sistema educacional, além de um amplo debate sobre o Projeto de Lei nº 5002/2013 – conhecido como Lei João Nery ou Lei de Identidade de Gênero, de autoria dos deputados federais Jean Wyllys (PSOL/RJ) e Érika Kokay (PT/DF) -, que tem como proposta garantir a retificação do registro de sexo e a mudança do prenome e de imagem nos documentos oficiais.
A programação do seminário será composta por três mesas, uma a cada dia, formadas por três palestrantes. Cada participante terá, em média, 30 minutos de argumentação para apresentação de seus textos. Em seguida, as mesas serão abertas à participação do público para perguntas. A entrada é franca mediante retirada de senha na bilheteria uma hora antes do evento.
Como participantes estão ativistas de direitos humanos e teóricos em identidades de gênero e sexualidade como o escritor João Nery, considerado o primeiro transhomem a realizar a cirurgia de transgenitalização, cuja história serviu de inspiração para o PL 5002/2013; a ativista Hailey Kaas, uma das criadoras do siteTransfeminismo; a pesquisadora Viviane Vergueiro, que escreve a partir de uma perspectiva queer; a escritora e doutora em psicologia social Jaqueline Gomes de Jesus; Daniela Andrade, uma das criadoras do siteTransempregos, patrocinado pela OAB/SP; a ativista transvestigenere, Indianara Siqueira, fundadora do coletivo TransRevolução e do projeto educacional PreparaNem; a escritora e doutora em Educação, Luma Andrade; a escritora afrotransfeminista, Maria Clara Araújo, e a conselheira municipal de políticas LGBT de São Paulo, Luiza Coppieters.
A curadora Viviane Vergueiro ressalta a importância de se debater a desconstrução das violentas normas de identidade de gênero que atravessam várias esferas sociais, a articulação de redes e alianças com perspectivas feministas, e as lutas sociais para fortalecer as respostas contra o conservadorismo. “O seminário é um importante espaço para diálogos em torno dos transfeminismos em um contexto no qual a visibilidade crescente das pessoas trans e travestis coexistem com a ocorrência constante de violências contra elas”, declara.
Outras informações podem ser acessadas no endereço: www.facebook.com/seminariotransfeminismos .
  
Programação:
6 de abril (quarta-feira)
18h30h – Transfeminismos e a Lei João Nery
Debate sobre o PL 5002/2013 que está em tramitação na Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.
Participantes: João Nery, Hailey Kaas e Viviane Vergueiro.
7 de abril (quinta-feira) 
18h30 – Transfobia e Empregabilidade
Serão debatidas as dificuldades encontradas por pessoas trans para conseguirem empregos formais e autonomia econômica, o que as empurram quase sempre para a prostituição e outras atividades marginalizadas, além da transfobia e a falta de leis que assegurem proteção a essa população no ambiente educacional.
Participantes: Daniela Andrade, Indianara Siqueira e Jaqueline Gomes de Jesus.
8 de abril (sexta-feira) 
18h30 – Pessoas Trans no sistema educacional
Visa refletir sobre os processos de resistência e de submissão de pessoas trans no âmbito educacional.
Participantes: Luma Andrade, Luiza Coppieters e Maria Clara Araújo
Ficha técnica:
Curadores: Viviane Vergueiro e Helder Thiago Maia
Coordenação geral: Valterlei Borges
Realização: Provisório Permanente Produções Culturais
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Serviço: 
Seminário Transfeminismos: Novas Perspectivas dos Feminismos
Entrada Franca: distribuição de senha uma hora antes do evento
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Data:  6 a 8 de abril de 2016 (quarta-feira a sexta-feira)
Horário: 18h30
Lotação: 80 lugares ( mais 3 para cadeirantes)
Classificação Indicativa: 14 anos
Acesso para pessoas com deficiência
  
Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -