Em 2016, celebra-se o centenário de nascimento do escritor mineiro Murilo Rubião (1916- 1991). Para marcar a data, o IMS promoverá uma conversa entre Humberto Werneck, jornalista e escritor, e Sérgio Alcides, poeta, tradutor e professor, no dia 19 de maio, às 20h. O evento é gratuito.
Rubião é um dos primeiros contistas brasileiros do gênero fantástico e permaneceu praticamente desconhecido por quase três décadas. Seu primeiro livro, O ex-mágico, foi publicado em 1947, mas o reconhecimento só viria nos anos 1970, com a publicação de uma coletânea de contos,O pirotécnico Zacarias, que vendeu 100 mil exemplares em pouco mais de um ano.
Discreto e trabalhando como servidor público (foi colaborador próximo de Juscelino Kubitschek), Rubião escreveu por cerca de meio século e teve em torno de 50 contos publicados na imprensa. Para Werneck, “Murilo foi uma prova de que não é preciso escrever pelos cotovelos para ser um grande escritor”. O jornalista lembra ainda que um de seus contos, “O convidado”, levou 26 anos para ficar pronto, o que denuncia a característica de Rubião como reescrevedor obsessivo.
Serviço:
Centenário de Murilo Rubião – Conversa entre Humberto Werneck e Sérgio Alcides
Data:19 de maio, quinta-feira, às 20h
Entrada gratuita e evento sujeito à lotação da sala
Instituto Moreira Salles
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea – Rio de Janeiro – RJ
21 3284 7400 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here