- Publicidade -

Especial Dia da Fotografia, 19 de Agosto – 10 filmes sobre uma das mais importantes categorias do cinema

Publicado em:

Você consegue imaginar uma vida sem fotografia? E sem televisão e cinema? O que seria da sua vida sem o registro desses meios?

Você sabia que a fotografia é primordial e essencial para a existência deles? É ela que nos leva a visualizar as imagens na tela, através da entrada de luz. A marca de diretores de fotografia é vista através da iluminação, assim criando suas peculiaridades.

Capaz de marcar passagens importantes nos roteiros, muitas vezes como um artifício narrativo pela sua amplitude como memória, a fotografia ganha a dimensão da tela e ocupa a totalidade do campo visual, tornando a narrativa uma sequência de imagens fotográficas, que podem ir e vir, como o diretor preferir.

Abaixo você encontrará alguns filmes que foram marcados pela Direção de Fotografia nos últimos anos:

casa“Casablanca” – Diretor de Fotografia: Arthur Edeson, pioneiro na categoria, durante quatro décadas fez muitos filmes que agora são considerados clássicos do cinema.

Considerado como um dos maiores filmes da história do cinema americano, ganhou vários Oscar da Academia, incluindo o de melhor filme em 1943 . Casablanca teve uma grande estréia, mas não espetacular, entretanto, ganhou popularidade com o passar do tempo e esteve sempre nas listas dos dez melhores filmes. A crítica elogiou a performance carismática de Bogart e Bergman e a química entre eles, junto à profundidade das caracterizações, a intensidade da direção, a sagacidade do roteiro e do impacto emocional do trabalho como um todo.

kane“Cidadão Kane” – Diretor de Fotografia: Greg Toland que se tornou rapidamente o diretor de fotografia mais bem pago no mercado.

Filme americano de 1941, dirigido, escrito, produzido e estrelado por Orson Welles. É considerada uma das obras-primas da história do cinema, sendo particularmente elogiado por sua inovação na música, fotografia e estrutura narrativa.

 

podrrosoTrilogia “O Poderoso Chefão” – Diretor de Fotografia: Gordon Willis.

Conhecido pelo trabalho primoroso na industria cinematográfica, tanto que ficou conhecido como o “Príncipe da Escuridão” por trabalhar bem com sombras.

A trilogia de Francis Ford Coppola, é, indiscutivelmente, uma das obras-primas do cinema americano e ponto alto na carreira de Marlon Brando, além de ter marcado a história de atores renomados como Robert DeNiro, Bridget Fonda e Al Pacino.

beleza“Beleza Roubada” – Diretor de Fotografia: Darius Khondji, também conhecido por “Seven: Os Sete Crimes Capitais” e “Meia-Noite em Paris”.

Dirigido por Bernardo Bertolluci (“O último tango em Paris” e “O último imperador”) , “Beleza Roubada” é estrelado por Liv Tyler.

Após o suicídio de sua mãe, uma jovem de 19 anos viaja para a Itália com o propósito aparente de reencontrar alguns amigos e ter o seu retrato pintado, mas na verdade ela quer rever o jovem em quem ela dera o seu primeiro beijo, quatro anos antes. Simultaneamente, ela pretende decifrar um enigma que foi encontrado no diário da sua mãe.

tudo“Tudo sobre minha mãe” – Diretor de Fotografia: Affonso Beato também conhecido pelo filme “A Rainha” estrelado por Helen Mirren.

No dia de seu aniversário, Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente da mãe, Manuela (Cecilia Roth), um ingresso para a nova montagem da peça “Um bonde chamado desejo”, estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Após o espetáculo, ao tentar pegar um autógrafo de Huma, Esteban é atropelado e morre. Manuela resolve então ir até o pai do menino, que vive em Barcelona, para dar a notícia. No caminho, ela encontra o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo.

menino“O Menino do Pijama Listrado” – Diretor de Fotografia: Benoît Delhomme, também conhecido pelo filme “Os Infratores”.

Uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

 

 

hugo“A invenção de Hugo Cabret” – Diretor de fotografia: Robert Richardson

A obra de Martin Scorsese que homenageia Georges Méliès. Aventura, mistério e drama, baseado no livro homônimo de Brian Selznick, sobre um garoto que vive solitário em uma estação de Paris, tentando descobrir um enigmático mistério.

 

 

mestre“O Grande Mestre” – Diretor de Fotografia: Philippe Le Sourd também conhecido pelo seu trabalho em “Sete Vidas” com Will Smith e “Um Bom Ano” estrelado por Russel Crowe.

Drama de ação mostra a história de um dos maiores mestres em artes marciais da história, Ip Man (Tony Leung), o homem que treinou Bruce Lee. O lema desta trama é “Nas artes marciais não existe certo ou errado, apenas o último homem de pé”.

12-anos-de-escravidao_t43448_n0B0HZS_jpg_290x478_upscale_q90“12 anos de Escravidão”  –  Direção de Fotografia: Sean Bobbit também conhecido por seu trabalho em “O lugar onde tudo termina”

O vencedor de três estatuetas do Oscar deste ano (2014) é uma adaptação da autobiografia homônima de 1853 de Solomon Northup.

Drama épico e histórico um negro livre nascido no Estado de Nova Iorque que foi sequestrado em Washington, D.C. em 1841, e vendido como escravo.

drive“Drive”  – Diretor de Fotografia: Newton Thomas Sigel, também conhecido pelo seu trabalho em “Os Suspeitos” de 1995.

Trata-se de uma obra silenciosa, mas que, por outro lado, faz questão de fazer barulho.

Ryan Gosling interpreta neste filme um piloto profissional que trabalha em cenas de perseguição de carros em Hollywood. Além disso, ele usa sua habilidade e precisão no volante como motorista em assaltos. Dentro do seu mundo solitário ele conhece Irene (Carrey Mulligan), cujo marido sairá da prisão em poucos dias. Disposto a ajudar essa família a pagar uma antiga dívida, ele se dividirá entre usar todas as suas habilidades para salva-lá ou embarcar em uma fulminante paixão.

belez“A grande beleza” – Diretor de fotografia: Luca Bigazzi

Dirigido por Paulo Sorretino, a produção que flerta com o universo de Federico Fellini, não só confrontando realidade e fantasia, mas inserindo as bizarrices tão familiares ao cineasta de “A Doce Vida”, entre outros títulos igualmente cultuados.

Resumindo, o papel do diretor de fotografia é de fundamental em uma produção, já que ele é o responsável direto pela captação e projeção das imagens.

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -