- Publicidade -

EXPOSIÇÃO “A LAMA”: CONSUELO DIEGUEZ ENTREVISTA CARLOS EDUARDO FERREIRA PINTO

Publicado em:

Durante a exposição fotográfica A lama – De Mariana ao mar, de Cristiano Mascaro e Pedro Mascaro, uma parceria entre o Paço Imperial, o Instituto Moreira Salles e a revista piauí, em exibição no Paço Imperial do Rio, acontece uma série de encontros para discutir, sob diferentes perspectivas, as causas, as consequências e os registros feitos a partir do maior desastre ambiental da história do Brasil: o rompimento da gigantesca barragem de rejeitos de minério de ferro, em Minas Gerais, pertencente à empresa Samarco, controlada por duas das maiores mineradoras do mundo – a brasileira Vale e a australiana BHP Billiton.

O terceiro encontro da série vai remontar à reportagem “A onda”, de Consuelo Dieguez, publicada na revista piauí. A jornalista volta a entrevistar o promotor de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual de Minas Gerais, Carlos Eduardo Ferreira Pinto. Há 11 anos atuando na pasta ambiental do estado, Pinto tem sido a principal fonte de informação da imprensa sobre as investigações sobre o acidente e o processo contra os responsáveis pela tragédia, sem precedentes na história da mineração mundial. Só uma semana antes da tragédia ambiental completar um ano, 22 pessoas foram indiciadas, sendo 21 delas por homicídio doloso; mas o caminho até a punição final parece distante. Por isso, Consuelo e Pinto voltam a falar sobre o que se pode fazer para reparar os danos e penalizar os culpados pela perda de 19 vida e pela morte de um rio.

Serviço:
Data: 1 de novembro, terça-feira, 18h
Entrada franca
Local: Paço Imperial – Praça XV de Novembro, 48 – centro

Sobre a exposição
A exposição A lama – De Mariana ao mar é resultado de uma parceria entre a piauí, o Instituto Moreira Salles e o Paço Imperial.

O registro fotográfico do percurso da lama da barragem de rejeitos de minério de ferro feito por Cristiano Mascaro, acompanhado de imagens aéreas produzidas por Pedro Mascaro com um drone, foi inicialmente publicado num portfólio da edição de julho da revista piauí.

As imagens, em foto e vídeo, não só evidenciam a permanência e a extensão do dano ambiental, como atestam que a fotografia documental associada ao compromisso jornalístico de produção de informações é fundamental para fazer a sociedade refletir sobre sua história. Agora, o material poderá ser visto em tiragens de grande formato, que revelam em detalhes a gravidade dessa tragédia humana e ambiental.

A mostra tem curadoria de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS, e estará aberta ao público até o dia 20 de novembro.

Serviço
Exposição A lama – De Mariana ao mar
Em cartaz até 20 de novembro de 2016
De terça a domingo, das 12 às 19h
Local: Paço Imperial – Praça XV de Novembro, 48 – centro

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -