- Publicidade -

Projeto de Circulação Nacional traz espetáculo “Peba” ao Rio e faz provocações através da dança e da performance

Publicado em:

Entre os dias 10 e 12 de novembro, o espetáculo PEBA estará em cartaz na cidade do Rio de Janeiro. O projeto, contemplado pelo Prêmio Klauss Vianna 2015 – FUNARTE, foi criado no trânsito entre Olinda, Salvador e Rio de Janeiro e apresenta uma proposta entre dança, performance e arquitetura sonora. Dentro da programação, ainda será realizado o Seminário Fuleiragens na Fronteira, no dia 09 de novembro.

Assinada por Iara Sales e Sérgio Andrade, a dramaturgia brinca com o encontro das siglas de Pernambuco e Bahia (PE-BA), já insinuando uma transitoriedade entre os dois estados, seus folguedos, suas ruas e festas. Por outro lado, em tupi, “peba” (péua, nhapeua) também remete a baixo, nanico; e ainda, na gíria popular, exerce uma função adjetiva chula para aquilo que é precário e de baixa qualidade.

A partir deste contexto, PEBA propõe uma “fuleiragem boa” através da arte da dança e de elementos que compõem o espetáculo como gambiarras, reaproveitamento de caixas de som e outros objetos rearranjáveis em cena. PEBA pensa a dança como um espaço de discussão, mobilizando provocações críticas sobre as noções de fronteira, de identificação cultural, de cultura popular e de cultura de massa, de espaço individual e de espaço coletivo.

A trilha sonora original do projeto é assinada por Tonlin Cheng e é executada pelo princípio “live P.A” (Performance Artist), que utiliza música, improvisação e composição ao vivo. Em PEBA, as músicas são compostas por experimentações eletroacústicas, batidas, samplers e citações incidentais de charangas, tecnobregas, sambas, axé, MPB, dentre outras que colaboram com o humor badernista, festivo e lírico do espetáculo.

A circulação do projeto iniciou por Belém, e já passou pelas cidades baianas de Santo Amaro, Cachoeira e Maragogipe, por Natal (RN) e após apresentações no Rio de Janeiro (RJ), segue para João Pessoa (PB).

No Rio, as apresentações serão realizadas nos dias 10 e 11 na Arena Carioca Dicró, e no dia 12, na Base Dinâmica, dentro da programação do Festival Panorama.

SEMINÁRIO

O Seminário Fuleiragens na Fronteira propõe um espaço de discussão sobre as aproximações entre dramaturgia, brincadeira e fuleiragem na dança a partir da obra PEBA. Trata de questões sobre a fronteira Pernambuco/Bahia emergidas pela obra e também do jeito “gambiárrico” de se organizar, pesquisar e pensar-fazer uma dança.

O seminário é composto de uma palestra-performance ativada pelo professor e dramaturgista Sérgio Andrade da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceira com os artistas Iara Sales, Tonlin Cheng, e terá a participação da professora Lídia Larangeira, também da UFRJ.

O seminário será realizado em parceria com o Laboratório de Crítica da Universidade, no dia 09, às 20h, no Departamento de Arte Corporal.

O PROJETO

O espetáculo PEBA iniciou como projeto de pesquisa artística que se desdobrou em espetáculo, catálogo (livro-objeto), seminários e temporada itinerante – 2015 (pela região metropolitana do Recife). Foi contemplado por editais regionais de Pesquisa em Dança – FUNDARPE/FUNCULTURA (2012) e de Manutenção de Temporada – FUNDARPE/FUNCULTURA (2014), pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, na categoria circulação nacional de espetáculos e realizou passagens por diversos festivais, tais como: Festival Palco Gira Dança 2016 (Natal/RN); Festival Mix Dança Transcendente 2016 – SESC Palladium/MG (Belo Horizonte,2016); Vivadança Festival Internacional – 9ª edição (Salvador, 2015); 21º Festival Janeiro de Grandes espetáculos (Recife, 2015) – vencedor do prêmio APACEPE de teatro e dança 2015, na categoria “melhor cenografia” e Prêmio especial – “pelo caráter performático da obra”, além de ter sido indicado a melhor espetáculo, melhor trilha sonora, melhor bailarina e melhor iluminação; 11º Mostra Brasileira de Dança – PE (Recife, 2014); Mostra ZinLOV 4 – processos e afetos artísticos zezas (Salvador, 2014); Encontro Trocadilho 2014 (Recife, 2014); 20º Festival Janeiro de Grandes espetáculos (Recife, 2014); Festival Internacional CenaCumplicidade (Recife, 2013). De julho a outubro de 2015, PEBA realizou uma temporada itinerante de 12 apresentações em cinco diferentes espaços culturais, galerias e ONGs da região metropolitana de Recife, com o incentivo do FUNCULTURA 2013/2014 – FUNDARPE (PE), na categoria Manutenção de temporada.

SERVIÇO:
Seminário FULEIRAGENS NA FRONTEIRA – Parceria com o Laboratório de Crítica da UFRJ
Data:09 de Novembro.
Local:Departamento de Arte Corporal – EEFD/UFRJ – GAM II (Av. Carlos Chagas Filho, 540 – Cidade Universitária)
Horário: 20h.

Espetáculo PEBA

Data: 10 de Novembro.
Local:Arena Carioca Dicró (Parque Ary Barroso – Penha)
Horário: 19h.

Data: 11 de Novembro.
Local: Arena Carioca Dicró (Parque Ary Barroso – Penha)
Horário: 15h.

Data: 12 de Novembro – Na programação do LabUni – Festival Panorama
Local: Base Dinâmica (Tv. Visconde de Morais, 69 – Botafogo)
Horário: 20h.

Foto: Chico Ludermir

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -