- Publicidade -

Franquia de ação,”Máquina Mortífera” é diversão nostálgica de qualidade

Publicado em:

Grande marco dos anos 80 e 90, responsável pela transformação dos filmes de duplas de policiais, a franquia “Máquina Mortífera” estrelada por Mel Gibson e Danny Glover, envelheceu, mas continua sendo uma ótima diversão descompromissada.

Escrito pelo até então iniciante Shane Black, e dirigido pelo experiente Richard Donner (Superman), o primeiro filme da franquia, em 1987, reinventa e se apropria de um gênero que vinha fazendo muito sucesso na televisão, como Miami Vice, Starks e Hutch, e Chip’s.

O estilo buddy cop recebeu uma sábia mistura de ótimas sequências de ação, com diálogos ágeis e sarcásticos em Máquina Mortífera. A dinâmica entre a dupla Martin Riggs (Mel Gibson) e Roger Murtaugh (Danny Glover), bem explorada por dois personagens bastante diferentes; um policial veterano com sinais de insanidade e sem medo da morte, e outro policial de meia idade, introspectivo que vive para a família, e só pensa em se aposentar.

A franquia por mais que se trate de uma produção de gênero de ação, tem sua essência nas particularidades dos personagens e sua relação de amizade e parceria. Excepcionalmente bem escolhidos para os papeis, Gibson (em seu melhor momento) e Glover trazem humanidade e credulidade para seus papeis, além de possuírem uma ótima química em cena.

No segundo filme (e meu favorito), o elenco ainda recebe o acréscimo de Joe Pesci, pouco depois que  recebeu seu Oscar na categoria ator coadjuvante por “Os Bons Companheiros“. Pesci ainda retornaria nos outros filmes novamente com seu hilário e irritante personagem Léo Getz, responsável por chacoalhar ainda mais a vida de Riggs e Murtaugh.

Com o total de quatro filmes, a franquia foi decaindo ao longo do tempo, mas nunca entregando um filme abaixo da média, que além de ser divertida, sempre entregava sub-textos interessantes como as consequências mentais da guerra e o Apartheid.

Os dois primeiros filmes (e melhores), se encontram no catálogo de Netflix, e podem ser uma excelente pedida nostálgica.

Atualmente a franquia recebeu uma excelente adaptação para a televisão, em exibição no Canal Warner, e estrelada por Clayne Crawford e Damon Wayans, os respectivos Murtaugh e Rigs, que também tem bastante química em cena. Tão divertida quanto os filmes, e que não tenta reinventar a roda, sendo fiel ao espírito da franquia.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -