- Publicidade -

Maria Camargo lança roteiro da elogiada minissérie “Dois Irmãos”

Publicado em:

O tempo deve ser compreendido como uma força fundamental para a construção do romance “Dois irmãos”, best-seller de Milton Hatoum, que narra a potente história de rivalidade entre os irmãos gêmeos Omar e Yaqub. A partir de uma narrativa não-linear, a roteirista Maria Camargo também precisou contar com o tempo para conseguir levar a obra literária para as telas. Foram 15 anos de espera e trabalho. Desde a primeira leitura, em uma madrugada de 2002, até a exibição da minissérie pela TV Globo em 2017, com roteiro seu e direção de Luiz Fernando Carvalho, foram muitos os percursos e tentativas. Dois Irmãos – Roteiro da Série, livro que a Editora Cobogó lança no Rio, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon no dia 10 de agosto às 19h, e em São Paulo, com a presença de Milton Hatoum e mediação com a jornalista Bianca Ramoneda, na Livraria da Vila Lorena no dia 14 de agosto às 18h30, resgata essa trajetória. A obra apresenta o roteiro completo da série acompanhado por notas e comentários da autora que revelam o processo de adaptação do romance para a televisão e apontam diferenças e semelhanças entre o roteiro e a série finalizada.

“A publicação de roteiros no Brasil, infelizmente, ainda não é muito comum. Uma publicação comentada é ainda mais rara. E esse livro gera a oportunidade de conhecer um pouco os processos de trabalho na construção de um roteiro, em particular uma adaptação a partir de uma obra literária. Assim, este livro pode colaborar com o estudo daqueles que se interessam pelo processo de escrita audiovisual – pesquisa, conceituação, elaboração, estruturação e revisões, etc. O processo de roteirização é muito solitário, então esse material também busca aproximar o leitor dessa etapa inicial de um projeto para a televisão”, detalha Maria.

Lançado em 2000 e ganhador do prêmio Jabuti em 2001, Dois Irmãos é o segundo romance publicado pelo manauara Milton Hatoum. A história acompanha a relação conturbada entre os gêmeos(Yaqub e Omar), vindos de uma família de ascendência libanesa que vive em Manaus entre 1920 e 1980. É contada a partir da visão de Nael, que narra avanços e recuos temporários para se aprofundar nos personagens ou enfatizar episódios marcantes da vida desta família. Na série da TV Globo, Cauã Reymond, Bruno Anacleto, Antonio Calloni, Antonio Fagundes, Juliana Paes e Eliane Giardini, entre outros atores, interpretam os principais personagens.

Para a autora, a adaptação do livro para a minissérie não foi nada fácil: “Para chegar a estrutura do roteiro de Dois Irmãos, que tem muitos flashbacks e flashfowards, a história original foi desmembrada e colocada em ordem cronológica com o auxílio de 565 fichas, guardadas em um arquivo para referência e consulta. Ao mesmo tempo, outras fichas foram criadas, já com as reinvenções necessárias – fusões, desdobramentos e aprofundamentos, elipses e cortes. Essas fichas, ao invés de guardadas em arquivo, fizeram parte da dinâmica de trabalho até o fim do processo de escrita. Se multiplicaram e se espalharam por paredes, janelas e varais improvisados. Assim, a série foi ficando de pé e ganhando a independência necessária em relação ao livro”, descreve Maria Camargo.

A roteirista conta que leu o livro 27 vezes. Mas já na primeira leitura, em 2002, se apaixonou de imediato. “Minha história familiar não é muito fácil, então sempre me emocionei pelas histórias familiares que de certa forma dão errado e pela redenção que se tem ao contá-las”, revela a roteirista. “Quando li, tive uma admiração racional pela habilidade do Hatoum no uso da língua portuguesa, na construção impecável ao manejar os diferentes tempos e da forma de falar de uma modernidade supostamente benéfica, mas que foi catastrófica para o país. Mas, além dessa admiração racional, tive uma ligação emocional forte com aquela história e com aqueles personagens que dura até hoje”.

Sobre Maria Camargo
Roteirista de cinema e televisão, Maria Camargo vive no Rio de Janeiro. Escreveu as adaptações das obras Correio Feminino, de Clarice Lispector, e Dois Irmãos, de Milton Hatoum para a TV Globo. Foi colaboradora das novelas Lado a Lado e Babilônia e corroteirista do filme Nise, o coração da loucura. Escreveu e dirigiu os curtas-metragens O coração às vezes para de bater e Se meu pai fosse de pedra. Publicou pela Companhia das Letras o livro O medo e o mar. Entre vários projetos, está trabalhando em duas novas adaptações de textos de Milton Hatoum, desta vez para o cinema: o conto Adeus do Comandante, que terá direção de Sérgio Machado, e o romance Relato de um certo Oriente, que terá direção de Marcelo Gomes.

Título: Dois Irmãos – Roteiro da série
Autora: Maria Camargo
368 páginas
ISBN:978-85-5591-032-6
Encadernação: Brochura
Formato: 20x27cm
Peso: 590gr
Profundidade: 1,3cm
Ano de edição: 2017
Preço de capa: R$ 62,00

Serviço lançamento:
Data:10.08
Horário: 19h
Local: Livraria da Travessa, Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290. Leblon)

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -