- Publicidade -

FILME ‘PENDULAR’ INSPIRA EXPOSIÇÃO NO MAM RIO

Publicado em:

A exposição PENDULAR, desdobramento do filme homônimo de Julia Murat, chega ao MAM RIO – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 19 de setembro, articulando as linguagens do audiovisual, da escultura e da dança, propondo ao público um mergulho no movimento do equilíbrio em seus diversos sentidos.

Desdobramento do processo de desenvolvimento do filme, que une várias formas e expressões de arte em sua narrativa, a exposição começou a se configurar quando alguns vídeos, esculturas e danças foram criados e começaram a “dialogar” para além do propósito cinematográfico.

PENDULAR é uma exposição performática, que tem como questão central o equilíbrio como um estado de instabilidade constante através do encontro de três linguagens: o audiovisual, a escultura e a dança. É composta por quinze esculturas criadas por Elisa Bracher e Marina Kosovski, oito vídeos criados por Julia Murat, e três performances criadas por Flavia Meireles, em colaboração com os performers Raquel Karro e Neto Machado. As performances serão apresentadas nos dias 19/9, 21/10 e 4/11.

O longa-metragem mistura linguagens do cinema, da escultura e da dança. A primeira inspiração para o filme deu-se a partir da performance Rest Energy, de Marina Abramovic e seu marido Ulay, em 1980. Nesta encenação, ambos seguravam um arco tensionado somente pelo peso de seus corpos, apontando uma flecha para o coração de Abramovic, explorando a confiança e a vulnerabilidade inerentes às relações humanas.

Premiado no Festival de Berlim desse ano e selecionado para o Festival de Brasília, PENDULAR chega aos cinemas em circuito comercial em 19 de setembro, com distribuição da Vitrine Filmes. No filme, um jovem casal se muda para um grande galpão industrial abandonado. Uma fita laranja colada no chão divide o espaço em duas partes iguais: à direita o ateliê de escultura dele, à esquerda o estúdio de dança dela. O filme acontece neste ambiente onde arte, performance e intimidade se misturam; e onde os personagens perdem aos poucos a capacidade de distinguir entre seus projetos artísticos, o passado de cada um e sua relação amorosa.

SERVIÇO
Pendular
Visitação: De 19 de setembro a 5 de novembro
Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Av Infante Dom Henrique 85 – Parque do Flamengo)
Horário: ter à sex, das 12h às 18h, sáb, dom e feriados, das 11h às 18h
Ingressos: R$14 inteira (ingresso família R$14 – domingos, até 5 pessoas)

FICHA TÉCNICA EXPOSIÇÃO:
Realização: Esquina Artes e Bubbles Project.
Artistas: Elisa Bracher, Flavia Meireles, Julia Murat, Marina Kosovisk
Projeto expográfico: Pedro Évora
Produção: R&L Produtores Associados

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -