- Publicidade -

Carlos Cardoso lança “Na Pureza do Sacrilégio”, com prefácio de Silviano Santiago

Publicado em:

Depois de mais de dez anos, Carlos Cardoso volta à poesia com Na Pureza do Sacrilégio. O livro, que traz desenhos de Lena Bergstein, chega às livrarias com a chancela de textos elogiosos de Antonio Cicero e do crítico Silviano Santiago.

“A escrita poética desnuda a pureza pelo sacrilégio para purificá-la ainda mais; desnuda o sacrilégio pela pureza para conspurcá-lo ainda mais”, escreve Santiago, que aproxima Carlos Cardoso a Fernando Pessoa, Octavio Paz e João Cabral de Melo Neto para apresenta-lo ao leitor.

Segundo o crítico, uma das principais qualidades de Carlos Cardoso é o desnudamento. Mas ele também sublinha um movimento de deslizamento do formal ao semântico (e do semântico ao formal) como um procedimento estruturante na obra do poeta que lança, agora, seu terceiro livro. “Carlos é um ‘poeta da estruturação’, que abole todos os golpes da ‘incerteza’”, afirma Silviano.

O crítico apoia-se nas teorias do linguista russo Roman Jakobson para apontar o oximoro – aliança de palavras aparentemente contraditórias, que em vez de excluírem-se, complementam-se – como uma das chaves de leitura da obra. “O poema perambula, mas tudo permanece intacto – eis a lição de poesia”, escreve.

Além do prefácio de Silviano Santiago, o livro tem a orelha assinada por Antonio Cicero, que aponta com precisão “uma das grandes qualidades deste livro é que nele se encontram diversos poemas que oferecem ao leitor experiências originais, intensas e verdadeiras”.

O livro também é construído em uma atmosfera em que a poesia e as imagens se comunicam de forma harmônica, composto por vários quadros produzidos pela artista plástica Lena Bergstein inspirados nos poemas.

Serviço
Carlos Cardoso lança “Na Pureza do Sacrilégio”,
Local: Travessa Ipanema (R. Visc. de Pirajá, 572 – Ipanema)
Data e hora: 29 de novembro as 19h

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -