- Publicidade -

Biografia sobre Chico Alencar é lançada na Tijuca, no Rio de Janeiro

Publicado em:

Antes de ocupar o quarto mandato consecutivo como deputado federal, Chico Alencar percorreu um longo caminho. Da infância feliz na então capital federal e no interior, marcada pelos valores e limitações da educação religiosa da época, à juventude reprimida pela ditadura militar, passando pelo ingresso na Universidade Federal Fluminense, onde se descobriu professor de História, o seu trajeto foi agitado e repleto de percalços.

Foi peregrinando pelas salas de aula de inúmeros colégios no Rio de Janeiro que confirmou sua vocação como educador e também como escritor. De lá para cá publicou mais de 30 livros, inclusive infantis, só ou em parceria.

A liderança surgiu naturalmente no grêmio escolar, despontou no movimento das associações de moradores e culminou em sua primeira atuação político-partidária, quando elegeu-se vereador e, depois, deputado estadual. Mas no meio do caminho havia pedras, entre elas as derrotas nas duas eleições que disputou para Prefeito do Rio. Ao passar a exercer mandato em Brasília, Chico fez uma escolha que lhe cobrou um preço alto, mas que foi reconhecida ao ser considerado por seis vezes o deputado mais atuante, de acordo com os jornalistas que cobrem a Câmara (Prêmio Congresso em Foco) e, desde 2006, um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional (DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

Chico Alencar: caminhos de um aprendiz não relata apenas a vida social e política do biografado. Sua história pessoal, seus amores, dos quais nasceram quatro filhos, ali também estão. Tudo isso embalado por muita arte, música e literatura, referências presentes em seu dia a dia.

Viabilizado através de uma campanha de financiamento coletivo, que contou com mais de 400 colaboradores, o livro conta com depoimentos muito francos de Saturnino Braga, Milton Nascimento, Luiza Erundina, Cristovam Buarque e Marcelo Freixo, entre outros – inclusive adversários políticos, como Ronaldo Caiado. Não se trata, portanto, de um texto laudatório, como costuma acontecer quando figuras políticas são biografadas.

Cercado por artistas de todos os lados, o livro conta também com caricaturas de Aroeira, Paulo Caruso e Ziraldo. O projeto gráfico é do Estúdio Malabares, sob os cuidados da talentosa designer Ana Dias, a segunda dos quatro filhos de Chico. O livro é vendido apenas pela internet e em eventos de lançamento como este dia 08 na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Ao entrevistar parentes, amigos (inclusive de infância), parlamentares e o próprio Chico, os autores Pedro de Luna e Marcelo Movschowitz refazem o caminho percorrido por um eterno aprendiz nestes 68 anos de vida. Um livro imprescindível para entender o Brasil de hoje, resgatar a dimensão cidadã da política e recobrar esperanças para a construção de uma sociedade justa e fraterna.

Serviço:
Lançamento do livro Chico Alencar – Caminhos de um aprendiz (428 páginas, Ilustre Editora, R$ 50), de Pedro de Luna e Marcelo Movschowitz.
Data e hora: Sexta-feira 08 de dezembro, a partir das 16h.
Local: Forneria da Praça (Rua Carlos Vasconcelos 155, Tijuca – Rio de Janeiro, RJ.)
Informações: 2254-1090.
Entrada franca. Censura livre.
https://www.facebook.com/biografiachicoalencar/

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -