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The Post: as mentiras da Casa Branca sobre a Guerra do Vietnã

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Ben Bradlee (Tom Hanks) e Kat Graham (Meryl Streep), editores do The Washington Post, recebem um enorme estudo detalhado sobre o controverso papel dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã e enfrentam de tudo para publicar os bombásticos documentos.

The Post leva as telas o retrato de um governo impiedoso, diante do que não lhe convém. Spielberg acerta no tom da produção com um roteiro linear, e necessariamente convencional, afinal o enredo se passa em um período, onde as mudanças e as manifestações do movimento Hippie se faziam necessárias, mas ainda não aconteciam. A Guerra do Vietnã é colocada apenas como pano de fundo nessa história, onde o principal, e mais importante nesse momento, é a repressão do governo contra o trabalho da imprensa, numa tentativa de incriminar os jornalistas de fazerem o seu trabalho.

O cenário político norte-americano era criticado. As mortes de Martin Luther King e Bob Kennedy já esquentavam o clima de tensão entre os conservadores e liberais, o que foi só o começo, já que a insatisfação pioraria com a eleição de Richard Nixon. The Post chega aos cinemas com o intuito de relembrar o papel do jornalismo politico desde este período. Sim, é uma clara critica ao governo Trump, e, sem dúvida, muito necessário. É um filme essencial não só à história americana, mais também do jornalismo. The Post não só defende a primeira emenda americana, como também coloca em questão a importância de Katherine Graham, editora do Washington Post, na história do jornalismo.

Spielberg carrega drama e suspense na medida certa, apresentando grandes reviravoltas, com uma trilha sonora impecável. O filme leva às telas as mentiras da Casa Branca sobre a Guerra do Vietnã. Meryl Streep e Tom Hanks são apenas os protagonistas de uma narrativa escandalosa. Alias o trabalho dos atores em cena, é de puro brilhantismo, e o resto do elenco não deixa por menos. Todos, sem exceção fazem um trabalho de dramatização e caracterização incontestável. Personagens muito bem construídos e cheios de nuances.

A fotografia e a linguagem de câmera se complementam num drama politico, inteiramente conduzido por um diretor, que tem como a sua marca registrada filmes históricos (Lincoln, A lista de Schindler, Cavalo de Guerra, O Resgate do Soldado Ryan). The Post fala da importância do papel da imprensa, hoje mais do que nunca, onde o passado nunca foi tão atual. Uma história que conta um pouco dos bastidores da noticia, onde o governo dissemina e reprime a posição da imprensa diante da população, que anseia por informações corretas. Ao final, o filme ainda faz a ligação com o escândalo de Watergate.

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

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