- Publicidade -

“O CONFUSO E MISTERIOSO ROUBO DAS VÍRGULAS” EM CURTA TEMPORADA NO TEATRO GLAUCIO GILL

Publicado em:

Num simpático sítio no interior, um crime inusitado acontece: todas as vírgulas são roubadas. Cartas, cheques, receitas de comida e tudo o que possa ser escrito respeitando a utilização das vírgulas está ameaçado. Antes que a pacata cidade seja prejudicada pelos roubos, um trio de amigos entra em ação para solucionar o caso. Adaptado do livro homônimo de Iuri Kruschewsky, o espetáculo musicado infantojuvenil O Confuso e Misterioso Roubo das Vírgulas volta ao Rio de Janeiro para curta temporada no Teatro Glaucio Gill, espaço da Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ, de 15 de setembro a 7 de outubro, aos sábados e domingos, às 17h.

Primeira incursão da jovem Cia em Obra, fundada há cinco anos, no universo infantojuvenil, a peça tem dramaturgia e direção de Pedro Emanuel e texto original de Iuri Kruschewsky. As vírgulas são roubadas pela primeira vez na carta que Joãozinho (Zeca Richa) escreve para sua amiga Fabiana (Rubi Schumacher). Sem elas, o texto perde seu sentido e muda completamente as intenções do menino. Depois somem da receita de bolo fazendo com que este acabe por solar. Em seguida, das contas da vovó Vitória, gerando um valor muito mais alto que o real. As vírgulas passam a desaparecer de todo tipo de documento escrito e levam a cidade ao estado de alerta geral.

Quando percebem que o sítio da vovó fica enlouquecido com estes roubos, Joãozinho, de 10 anos, Fabiana, de 9, e Pedroca (Mario Terra), de 6 anos decidem investigar quem é o ladrão das vírgulas, pois sem elas tudo que é escrito perde o sentido, e os moradores mal conseguem se comunicar. Logo, eles mergulham fundo numa divertida aventura que dá o tom da peça.

O Confuso e Misterioso Roubo das Vírgulas estreou em 2013, na cidade do Rio de Janeiro, e foi apresentado em diversos teatros. Eleito pela Revista Veja Rio como uma das cinco melhores peças infantis naquele ano, o espetáculo também circulou pelo interior do estado do Rio de Janeiro.

“Quando o Iuri nos contou a história de seu livro infantil sobre o roubo das vírgulas, imediatamente ficamos fascinados com o enredo e tivemos a ideia de adaptá-­lo para o teatro. Traduzir em cena as palavras deste divertido texto tem sido um jogo instigante e prazeroso”, observa Pedro, parceiro de Kruschewsky também em outros espetáculos. A dupla se conheceu no curso de Artes Cênicas da Faculdade da Cidade e, desde então, tem emendado, com sucesso de público e crítica, um projeto atrás do outro. “Decidi escrever para as crianças, pois acredito que essa é a fase fundamental para criação do público que irá frequentar os teatros e as bibliotecas da cidade”, explica Kruschewsky.

Com seis músicas e direção musical de Jonas Hammar, O Confuso e Misterioso Roubo das Vírgulas é garantia de diversão para toda a família. “Não se pode falar com a criança como se ela fosse desprovida de inteligência. Nossa proposta é entreter, mas com qualidade, fazendo com que a garotada adquira conhecimento”, continua Pedro, num discurso que encontra eco em Kruschewsky. “As crianças do século XXI vivem cercadas pela Internet, pelos celulares e videogames portáteis. Cada vez mais escrevem abreviando as palavras e sem respeitar a pontuação. Escrevi esse texto como forma de resgate à língua portuguesa e principalmente, um resgate da criança que brinca na rua, com os pés no chão, sujos de lama”, diz o autor, que é filho de escritor e jornalista. Na peça, as músicas aparecem como um recurso narrativo: ela colabora com a ação realizada pelos personagens. Além disso, os atores também tocam guitarra, ukelelê, violão e cajon ao vivo.

O projeto contribui com a formação pedagógica do público infantil, abordando a correta utilização da língua portuguesa, incentiva a formação de plateia de forma lúdica e fantasiosa e une expressões artísticas diferentes: o teatro e a música.

SERVIÇO
O Confuso e Misterioso Roubo das Vírgulas
De 15 de setembro a 7 de outubro de 2018.
Local: Teatro Glaucio Gill (Praça Cardeal Arco-Verde, s/n – Copacabana)
Dias e horário: Sábados e domingos, às 17h
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada) ou https://www.ingressorapido.com.br
Classificação indicativa: Livre
Gênero: Espetáculo musicado infantojuvenil
Duração: 45 minutos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -