- Publicidade -

Quartessência lança “Música Brasileira para Quarteto de Saxofones” na Casa do Choro

Publicado em:

Formado em 2010 por quatro jovens saxofonistas à época estudantes do curso de bacharelado em saxofone na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atuantes no cenário musical brasileiro, o Quartessência é um conjunto de música de câmara que busca divulgar e valorizar o repertório de música instrumental para esta formação. Apesar da forte influência da música brasileira, o grupo tem como característica a versatilidade, transitando nos mais variados estilos musicais, tais como: música clássica, choro, maxixe, baião, samba, frevo, tango, salsa e jazz. Em 2018, o Quartetessência lança seu primeiro CD: “Música Brasileira para Quarteto de Saxofones”.

O projeto é fruto de um trabalho de pesquisa desenvolvido nos últimos anos sobre o repertório brasileiro de câmara para quarteto de saxofones contribuindo para a produção de novos arranjos e composições originais. O repertório faz uma homenagem a compositores considerados pilares da música brasileira, tais como Anacleto de Medeiros e Ernesto Nazareth chegando a contemporâneos como Maurício Carrilho, Nailor Azevedo (Proveta), Lucas Porto e Vinicius Lugon. Destacam-se, ainda, os arranjos inéditos produzidos pelos integrantes do grupo: Vinicius Macedo e Denize Rodrigues.

O Quartessência busca promover e divulgar a versatilidade que a formação de quarteto de saxofones pode oferecer. Além de todos os componentes do grupo serem também arranjadores ativos, o quarteto incentiva novos compositores e arranjadores brasileiros a produzirem para esta formação, captando assim, a variedade musical que os diversos estados do Brasil possuem. A peça Bachianas Brasileiras Nº4, de VillaLobos, recebeu um arranjo do brasiliense Guilherme Andreas. Terna Saudade, de Anacleto de Medeiros recebeu um arranjo do carioca João Souto. Nativo, do compositor carioca Lucas Porto, recebeu um arranjo do próprio para o quarteto de saxofones. Gilson Santos, compositor e arranjador fluminense, compôs um arranjo para Gaúcho O Corta-Jaca. Miniaturas 1, 2 e 3 para Quarteto de Saxofones do compositor paraibano Siqueira de Sá foi feita especialmente para o Quartessência.

Serviço
QUARTESSÊNCIA
Casa do Choro (Rua da Carioca, 38 – Centro)
Sexta, às 19h
Bilheteria: de segunda a sexta, das 11h às 19h (pagamentos apenas em dinheiro)ivre
Para pagamentos em cartão, compre online na Ticket Planet: https://www.ticketplanet.com.br/marcas/casa-do-choro
Capacidade do Auditório Radamés Gnattali: 100 lugares
Classificação: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -