Projeto lança portal digital para se aproximar do público durante a pandemia.

Noite dos Museus lança portal digital
Reprodução / Noite dos Museus

Já está no ar o portal digital Noite dos Museus, onde o público pode conferir conteúdos originais sobre arte e cultura em geral disponibilizados em diversos formatos, como podcasts, playlists, vídeos e matérias especiais, assim como acompanhar todas as novidades da quinta edição do evento anual que acontecerá em 21 de novembro.

Os materiais podem ser acessados em diferentes dispositivos, seja na tela do computador, tablet ou celular. No site, assuntos como música, teatro, dança, literatura, pessoas, tendências, eventos e oportunidades são abordados por um time de especialistas, colunistas e colaboradores de todo o Brasil, selecionados pela Rompecabezas.

Entre os conteúdos especiais está a série de podcasts Entenda que, em sua primeira edição, traz a pesquisadora e curadora Izis Abreu falando sobre a representatividade negra nas artes. Há também a seção “Som na Caixa”, que oferece uma playlist especial de sons de mulheres assinada pela musicista e professora Biba Meira e que terá, semanalmente, seleções feitas por diversos outros artistas; além da “NDM TV”, que estreia com um depoimento exclusivo do sociólogo Danilo Santos de Miranda abordando a necessidade de entender a cultura de uma forma ampliada, abrangendo também a educação.

“O portal Noite dos Museus é o lugar onde todas as manifestações culturais se encontram. Mapeamos e exploramos diferentes pontos de contato entre pessoas e experiências, propondo uma mobilização permanente e divertida. Queremos mobilizar sem aglomerar e estar presentes mesmo quando precisamos estar longe”, explica Rodrigo Nascimento, idealizador do Noite dos Museus.

Com a plataforma on-line, o projeto seguirá atendendo a duas premissas fundamentais desenvolvidas pelo evento nos últimos quatro anos: a formação de público para a cultura e a promoção de instituições e da produção artística em todos os segmentos, principalmente do cenário gaúcho. Aliás, o site ainda traz conteúdos preparatórios para o evento, como um tour virtual por doze museus pelo mundo, assim como as atualizações sobre a quinta edição da maratona cultural que movimenta Porto Alegre todos os anos e que, em 2020, terá diversas novidades que serão anunciadas em breve.

 Além do evento anual e da página on-line, a Rompecabezas também conta com um instituto sem fins lucrativos voltado para ações sociais, educativas e culturais. O centro cultural já está com a obra em andamento no Quarto Distrito de Porto Alegre e terá suas portas abertas ao público até o final do ano para promover cursos e atividades ligadas à educação e à cultura, com ênfase em professores, educadores e alunos do ensino público, assim como pessoas em situação de vulnerabilidade social.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here