- Publicidade -

“Resistências Artísticas” é um desdobramento inédito das práticas preconizadas de Nise Silveira

Publicado em:

O Museu de Imagens do Inconsciente apresenta a exposição “Residências Artísticas”, com curadoria de Luiz Carlos Mello e Marco Antonio Teobaldo, que reúne 56 obras criadas dentro dos ateliês do Museu, durante o segundo semestre de 2023.

Os participantes das atividades, que foram divididas em cinco módulos com três meses de duração cada, são moradores em áreas próximas ao Museu. “Privilegiamos os artistas deste território para potencializar os traços da cultura e memória locais, trazendo suas experiências pessoais sobre a região”. “Foram convidados Arthur Kjá, Kátia Cilene, Katia Czaczkes, Teus e Vitor Vanes, artistas visuais e performáticos, para desenvolver propostas voltadas para os frequentadores dos ateliês terapêuticos. Durante o período de trabalho dos artistas, os encontros foram acompanhados pelos terapeutas da instituição”, conta Marco Antonio Teobaldo.

A sala do Grupo de Estudos, onde Dra. Nise da Silveira (1905-1999) criou as dinâmicas das leituras e pesquisas sobre as imagens das obras feitas pelos clientes (nome dado aos pacientes), foi escolhida para ser o espaço da exposição. Na grande mesa onde Dra. Nise trabalhava com sua equipe estará uma vasta produção dos trabalhos dos participantes das residências artísticas, organizados em álbuns, como a médica fazia no passado.

“Resistências Artísticas” é um desdobramento inédito das práticas preconizadas pela Dra. Nise, que a tornaram uma referência mundial na psiquiatria moderna. Nesta iniciativa, os artistas convidados provocaram os participantes a “trocas de conhecimentos, percepções e afetos, sem o compromisso de elaborar criações artísticas com rigor técnico”, explica Marco Antonio Teobaldo. As atividades “trouxeram resultados positivos para os participantes, com a descoberta de novas habilidades e talentos, além de reforçar os vínculos com o Museu”.

Instalado em um antigo complexo hospitalar psiquiátrico, no bairro do Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio de Janeiro, o Museu de Imagens do Inconsciente ganhou em 2024 um apoio relevante: o Banco Itaú. A parceria possibilita o tratamento técnico de vários acervos: o de mais de 400 mil obras, das quais 128 mil tombadas pelo Iphan – o maior tombamento do patrimônio brasileiro –, a biblioteca com mais de quatro mil volumes, e o arquivo pessoal da Dra. Nise da Silveira, com mais de três mil itens – cartas, fotos, recortes de periódicos, manuscritos, vídeos e filmes – considerado pela Unesco patrimônio mundial, e ainda os arquivos funcionais do Museu e de sua Sociedade Amigos, que registram boa parte da trajetória da instituição. As verbas do Plano Anual do Museu permitem também as ações voltadas para o público, entre elas as três exposições em cartaz: “Ocupação Nise da Silveira”, doada pelo Itaú Cultural; “Do Asilo ao Museu – 70 anos de história”, e “Residências Artísticas”.

A exposição ficará aberta até 14 de dezembro de 2024. O Museu de Imagens do Inconsciente fica R. Ramiro Magalhães, 521 – Engenho de Dentro, e funciona de terça a sábado, das 10h às 16h, com entrada gratuita.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -