- Publicidade -

A poesia de Suassuna em “Suassuna – O Auto do Reino do Sol”

Publicado em:

Um musical artesanal com uma estética rural em homenagem a poesia de  Ariano Suassuna com uma certa contemporaneidade, “Suassuna – O auto do reino do Sol” trata a obra de Suassuna com muita brasilidade e arte popular em cena,  com muita graciosidade.

Embaralhando o trágico e o cômico, o musical tem o circo como cenário e a história de amor de Lucas e Iracema com músicas e texto originais e totalmente inspiradas no legado de Ariano, que se confessava um palhaço frustrado e que elegeu o palhaço de “O Auto da Compadecida” como um dos seus personagens prediletos.

O picadeiro de um circo é o cenário perfeito para aparecerem personagens de Ariano, como João Grilo e Chicó (“O Auto da Compadecida”) e outros conhecidos tipos da Literatura Clássica, além de servir como pano de fundo para as histórias dos integrantes da companhia fictícia.

Com canções inéditas de Chico César, encenação de Luís Carlos Vasconcellos e texto de Braulio Tavares, “Suassuna – O auto do reino do Sol” traz no elenco a companhia Barca dos Corações Partidos, premiada por “Auê”, “Gonzagão – A Lenda” e “Ópera do Malandro”.

O texto e as canções do musical foram produzidos ao longo do processo de ensaios. Nesse processo, o elenco fez uma série de oficinas circenses e também excursionou pelo Nordeste brasileiro, no que foi chamado de Circuito Ariano Suassuna, guiados por Dantas Suassuna, filho de homenageado. foi justamente neste período que Braulio Tavares idealizou a história central da montagem, centrada em uma trupe de circo-teatro e nos acontecimentos de uma noite de apresentação do grupo.

Mais informações: https://rotacult.com.br/2017/06/musical-homenageia-os-90-anos-de-ariano-suassuna/

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -