Como você faria um recorte temporal do mundo moderno? A internet, talvez, seja um divisor de águas do século 21. Por ela, o homem passou a acessar o grande mundo com um pequeno clique. Os benefícios conhecidos são muitos, mas e os malefícios? O Dilema das Redes (2020) traz à tona um problema mais profundo do que o culto à celebridades instantâneas, preconizadas por Andy Warhol. Parte considerável da humanidade incorporou as ferramentas online, como as redes sociais, no dia a dia. Elas são poderosas. E, tudo indica, manipuladas, praticamente, para o mal. Como? Com um sistema que faz mau uso das informações de usuários e dá preferência às informações falsas: as famigeradas Fake News. Com argumentos sólidos, essa obra chega com potencial para incendiar diálogos, mesmo que virtuais em tempos de pandemia.

o-dilema-das-redes-the-social-dilemma-netflix-2020
(O Dilema das Redes / The Social Dilemma – 2020)

Produzido pela Netflix, The Social Dilemma (no original) tem no formato docudrama, ou docuficção, um tempero adicional ao misturar um núcleo dramatúrgico com um volume considerável de depoimentos. Entre os entrevistados, alguns da alta cúpula, todos trabalharam em gigantes da tecnologia e da informação, como Google, Uber, Pinterest, Twitter, Facebook, Instagram, Reddit, NVidia, entre outros. Aparentemente, questões éticas botaram esses profissionais para fora do jogo. Suas revelações, apertem os cintos e abram os olhos, são assustadoras e mostram que todas as informações de cada internauta são usadas maliciosamente para interferir nas emoções, quase que em tempo real. A interferência no cenário social e político que, segundo mais de um deles, aponta para um possível caos virou uma grande preocupação.

o-dilema-das-redes-the-social-dilemma-netflix-2020
Tristan Harris, ex-funcionário da Google (O Dilema das Redes / The Social Dilemma – 2020)

Para os ex-funcionários, a tecnologia agressiva de persuasão empregada por essas companhias é absurda. Quando se percebe que para as corporações pouco importa se o que está sendo divulgado é verdadeiro, a produção deixa claro que a mentira não “tem perna curta” e sim uma perigosa “cauda longa”. Entre as curiosidades, presença do ótimo Vincent Kartheiser (da série Mad Men), em um papel curiosamente ligado ao mundo da “propaganda”. Na edição moderna, cenas de Réquiem Para Um Sonho (2000) e O Exterminador do Futuro (1984), fazem um paralelo entre ficção (a futura relação com as máquinas) e a realidade (a presente relação doentia dos “usuários” com essas ferramentas). É quando a tecnologia passa a ser uma arma.

o-dilema-das-redes-the-social-dilemma-netflix-2020
(O Dilema das Redes / The Social Dilemma – 2020)

Dirigido pelo americano Jeff Orlowski, já premiado pelos docs Em Busca dos Corais (2017) e Chasing Ice (2012), O Dilema das Redes, de um modo geral, é um filme impactante. Perde um pouco do brilho quando parece denotar um viés político, mas a denúncia – urgente – segue cristalina e reluzente. É preciso deixar de lado o modo “zumbi”, de acreditar em tudo, sem pesquisar, e assim evitar a destruição da natureza humana. Afinal, o mau uso das informações pessoais pode beneficiar os extremos da polarização. E isso nunca será bom. As revelações vão até os créditos finais. Como sinal de alerta e de que ainda dá tempo, o filme torna-se obrigatório.

Assista, abaixo, o trailer legendado…

#ODilemaDasRedes #FakeNews #Pandemia #JeffOrlowski #TheSocialDilemma

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here